Avulsão dentária pode causar danos permanentes ao sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira quais são os passos depois de uma avulsão dentária

Algumas situações odontológicas são urgentes. Um exemplo disso é quando sofremos uma avulsão dentária. O nome pode parecer estranho, mas pode ficar tranquilo, porque nesse artigo vamos explicar tudo sobre ela.

Os traumas dentários ocorrem de forma inesperada. Eles são qualquer colisão e pancada que atingem a nossa boca.  Assim, lesões são comuns de se manifestarem depois de um choque agressivo. Mas, afinal, o que é a avulsão dentária?

A avulsão dentária é o deslocamento de um dente para fora da sua posição normal, que é no alvéolo. E ela é causada justamente por um trauma.

Fique atento! Caso sofra uma avulsão, vá o mais rápido possível ao dentista de confiança. Isso porque o ligamento periodontal, que é uma fibra fornecedora de nutrientes, pode perder a vitalidade caso fique muito tempo exposto.

Problemas causados pela avulsão dentária

Por ser um trauma agressivo, a avulsão dental pode prejudicar a vida das pessoas. Alguns dos elementos que são afetados são:

  • Estética do sorriso;
  • Fonética;
  • Mastigação; e
  • Posição dos dentes.

Tratamento

Parece quase impossível, mas você pode salvar o seu dente! No entanto, o tempo é precioso na hora do tratamento. Assim que você sofrer o deslocamento do dente, contate o seu dentista.

Ele te dará instruções essenciais nessa hora tensa. A primeira ação a se fazer é localizar o dente deslocado. Assim que você achar, segure o elemento pela coroa.

Depois, veja se o dente está limpo. Caso esteja sujo, exangue ele na água fria corrente. Mas, atenção! Não use escova ou nenhum outro instrumento de limpeza. Vá direto para um profissional.

Caso não consiga entrar em contato ou não possa ir até a emergência, não mantenha o dente em um ambiente seco!  Coloque o dente de volta no lugar, uma vez que a saliva mantém o ligamento periodontal vive.

Para isso, faça uma pressão leve. Outra alternativa é colocar o dente em outros ambientes úmidos. Por exemplo, a água, leite ou soro fisiológico. No entanto, o melhor caminho para tratar a avulsão é o reimplante de dente.

O dente pode ser reimplantado depois do acidente, de preferência em até 30 minutos depois da colisão.  O reimplante dentário é feito por um profissional especializado. Assim, a estética e as funcionalidades do elemento são reintegradas.

Cuidados pós-reimplante

Depois do dente ter sido reimplantado, a sua estética e funcionalidade voltam ao normal em alguns casos. No entanto, é preciso entender que a reabsorção da raiz pode ser lenta ou rápida.

Ou seja, não há uma regra. Isso porque cada paciente passou por um trauma diferente. Mas, fique atento! Os profissionais sugerem algumas recomendações para o resultado ser positivo:

  • Na hora da alimentação, não morda alimentos direto com o dente reimplantado até 3 semanas depois do trauma;
  • Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes
  • Lembre de sempre escovar a língua
  • O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas
  • O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias;
  • Faça visitas regulares ao dentista; e
  • O tratamento de canal deve ter início assim que o profissional te liberar;

Fique prevenido contra os traumas

Os acidentes acontecem de forma inesperada. Mas, você pode tomar alguns cuidados para evitar as avulsões dentárias!

Use o cinto de segurança no carro. Além disso, caso pratique esportes que deixem sua boca exposta a riscos, use o protetor bucal. Ele protege os dentes e evita impactos profundos depois de pancadas.

Com a prevenção, você evita a avulsão dentária e consegue viver tranquilamente!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.