Cuidados com os dentes de leite quando nascem e caem

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira tudo sobre os dentes de leite

Enquanto adultos possuem uma média de 32 dentes, as crianças possuem 20. Para o desenvolvimento e formação correta de todos eles no futuro, os dentes de leite, que aparecem na infância, precisam de cuidados especiais.

Os primeiros dentes de leite começam a aparecer por volta dos seis meses. É só com seis anos de idade que todos eles crescem e, então, começam a cair. O processo continua até a adolescência.

Os dentes de leite são o primeiro conjunto dentário a aparecer durante o desenvolvimento humano. Eles são temporários e marcadores de posições para o futuro conjunto dentário permanente, que é mais forte.

Os decíduos, como também são chamados, servem para auxiliar na mastigação enquanto a criança se desenvolve. No entanto, devemos lembrar que cada criança se desenvolve de um jeito, por isso os processo de crescimento e queda pode se alterar.

Com um total de 20 dentes de leite, a criança possui 10 na parte superior e 10 na parte inferior da boca. Mais quais são os dentes de leite? São eles: incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares. Quando eles caem, os novos, ou definitivos, crescem no mesmo lugar, mais fortalecidos.

Cuidados necessários com os dentes de leite

Mesmo que o dente de leite caia em um processo natural, é necessário que haja cuidados especiais com a saúde bucal da criança para que não haja nenhuma infecção.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Escovar e passar fio dental depois das refeições;
  • Acompanhamento de um dentista ou de um odontopediatra; e
  • Manter uma alimentação balanceada.

Como funciona o crescimento e a queda dos dentes?

O crescimento e queda dos dentes deve acontecer naturalmente. Por isso, manter a calma e ficar sempre em dia com o dentista para ver se o processo está ocorrendo de forma correta é essencial.

Para uma abordagem mais extrema do amadurecimento do dente de leite, o dentista pode usar o raio X panorâmico, que indica se a dentição está como o esperado para a idade da criança.

O processo de crescimento acontece da seguinte maneira: os quatro incisivos superiores são os primeiros dos dentes de leite a nasceram.

Os dois incisivos superiores e inferiores crescem, normalmente, entre o 6º e 16º mês. Eles são seguidos pelos dois caninos, logo no mês seguinte, e crescem até 22 meses. Os molares nascem entre os 13º e 33º mês. São oito molares, quatro no canto superior e quatro no canto inferior.
A partir dos 6 anos de idade, os dentes de leite começar a cair. Em alguns casos, as crianças podem apresentar dentes caídos aos 5 anos de idade.

É importante lembrar que o processo varia de criança para criança. Normalmente, entre os 6 e 8 anos, os incisivos são os primeiros a caírem. E entre os 10 aos 12 anos, os caninos e molares também caem espontaneamente.

Os dentes de leite caem de forma rápida, fácil e natural. Logo depois da queda, os permanentes já começar a crescer, justamente porque são eles que empurram os de leite.

Apesar de muitas crianças empurrarem os dentes de leite com a língua para caírem, é recomendável esperar que o dente caia completamente sozinho.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.