Dormir sem escovar os dentes prejudica bastante a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda os prejuízos que o hábito pode trazer para sua saúde bucal

Alguma vez em sua vida, você por acaso chegou a dormir sem escovar os dentes? Caso a resposta seja positiva, é interessante que você entenda o que ocorre dentro de sua cavidade bucal durante uma longa noite de sono.

É bem verdade que com a correria do dia-a-dia, a higienização bucal pode passar batida. Entretanto, é bom que você saiba que a pior coisa que você pode fazer em relação a sua saúde oral é dormir sem escovar os dentes.

Dormir sem escovar os dentes faz com que a boca se torne palco de uma grande festa para as bactérias. Durante esse período, nosso organismo produz menos saliva, produzindo o ambiente perfeito para que microrganismos danosos à saúde oral entrem em ação.

O que acontece se eu dormir sem escovar os dentes?

A diminuição da produção salivar promove uma ação muito mais rápida das bactérias em nossa cavidade bucal. Portanto, ao não escovar os dentes antes de dormir, você impulsiona a produção da placa e do tártaro.

Esses elementos, além de causarem extremo mau hálito matinal, propiciam doenças bucais como cárie, gengivite e periodontite. Todas elas são agravadas pela falta de higiene bucal e negligência com as idas ao dentista.

Outro ponto importantíssimo, é a questão do flúor, presente na maioria dos cremes dentais. Estudos apontam que ele permanece por mais tempo na boca durante a noite, realizando uma ação mais intensa em nossos dentes.

Assim, diversos dentistas indicam que a última escovação do dia é a mais importante de todas.

O conjunto de ações mecânicas como o uso do fio dental e escovação com a pasta fluoretada, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado.

Desse modo, faz com que a boca fique com menor índice de bactérias agressivas agindo nos nossos dentes.

Como escovar os dentes antes de dormir?

O ideal é que você sempre passe o fio dental na higienização oral antes de dormir. Utilizar uma escova com cerdas macias e creme dental com flúor também é altamente indicado.

O recomendado é utilizar movimentos suaves e curtos, escovando por inteiro todos os elementos de sua boca, inclusive as bochechas e a língua.

Em seguida, após escovar os dentes, você ainda pode complementar a higiene bucal utilizando um enxaguante bucal, por meio da realização de um bochecho.

Entretanto, apenas a escovação antes de dormir não irá te prevenir de todos os problemas bucais. Todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis.

Assim, é fundamental que você escove os dentes por pelo menos 3 vezes ao dia, após a realização das principais refeições.

Não deixe que esse erro se repita!

Dentistas afirmam que dormir um dia sem escovar os dentes não traz graves danos a sua saúde bucal se for algo esporádico. Entretanto, a recorrência deste erro pode prejudicar bastante os nossos dentes.

Assim, é ideal que você não deixe que dormir sem escovar os dentes se torne um hábito. São apenas alguns minutinhos realizando a escovação que farão uma diferença enorme em seu sorriso.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.