Check up odontológico identifica e previne doenças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba mais sobre qual é a importância de realizar um check up odontológico

Manter uma boa higiene bucal é uma tarefa mais simples do que parece. E para que isso seja possível, realizar o check up odontológico com o dentista de confiança é essencial!

Sendo assim, é de suma importância que o paciente converse com o dentista e vá à uma consulta para então realizar o check up odontológico e prevenir o desenvolvimento de eventuais problemas bucais.

Check up odontológico é uma consulta na qual o dentista analisa como está a situação da saúde bucal do paciente.

De tal maneira, podemos dizer que ela nada mais é do que uma consulta de rotina na qual o profissional utilizará de instrumentos para checar se estão sendo desenvolvidos problemas como a cárie.

E se você deseja saber mais sobre esse procedimento, confira conosco neste artigo!

Qual é a Real Importância do Check up Odontológico?

Esse tipo de procedimento faz parte da odontologia preventiva, que nada mais é do que uma área da odontologia que tem como foco prevenir doenças orais e realizar procedimentos de manutenção da saúde bucal.

Sendo assim, o check up preventivo é realizado por meio das seguintes técnicas:

  • Exames clínicos;
  • Profilaxia dental;
  • Polimento.

Além disso, profissionais dessa área também possuem a função de orientar o paciente qual é a melhor maneira de:

  • Escovar os dentes corretamente;
  • Utilizar o fio dental da melhor forma;
  • Passar a ter uma alimentação mais saudável e com menos açúcar.

Contudo, a importância se dá principalmente porque é por meio desse tipo de consulta que o dentista poderá analisar a presença de alguns problemas e doenças odontológicos.

Quais Tipos de Problemas Ele Pode Diagnosticar?

Uma vez falado o quão importante é a prevenção na odontologia, iremos agora apontar quais são os possíveis problemas que o check up bucal pode destacar.

Confira:

Todavia, é válido ressaltar que sempre essas doenças e problemas serão diagnosticados em fases iniciais, ainda durante o começo.

Mas o lado bom disso é que, quanto mais precoce for analisada a doença, mais otimizado se torna o tempo de tratamento uma vez que é mais fácil de descobrir qual a melhor forma para curar o problema.

Ou seja, é possível cuidar dos problemas antes mesmo de eles se instalarem totalmente nos dentes e na gengiva, fazendo com que seja mais fácil esse tempo de tratamento.

Qual é o Período de Tempo que Pode ser Realizado o Check Up Odontológico?

Normalmente, a realização do check up é de um período de 6 em 6 meses, mas ele também pode ser feito a cada 3 meses para avaliar constantemente a situação bucal.

Contudo, quando o paciente apresenta doença periodontal crônica, o aconselhado é que ele visite o dentista a cada 4 meses para verificar como ela está.

E para pacientes que usam aparelho ortodôntico, normalmente, o espaço de tempo é ainda menor, podendo ser duas vezes ou uma vez por mês.

Alguns profissionais também aconselham que seja feita essa checagem assim que o paciente começa a sentir eventuais dores ou desconfortos.

Mas agora que você sabe a importância do check up odontológico para poder tratar alguns problemas em fase inicial, que tal agendar uma consulta agora mesmo e realizar essa análise com um profissional qualificado?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!