Anemia apresenta boca seca e outros problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O problema pode não estar diretamente ligado a odontologia, mas há reflexos na saúde bucal

O corpo humano foi dividido em diversas partes. No entanto, não podemos esquecer de que cada órgão e membro está conectado – o que significa que, qualquer alteração no sistema influência nossa saúde. Como exemplo, temos a diabetes e a anemia, duas doenças indiretamente ligadas a saúde bucal.

Por mais distante que a anemia pareça estar da odontologia, pacientes e profissionais precisam entender quais são os efeitos dessa doença no nosso organismo. Para começar, o que é anemia?

A anemia é a baixa quantidade de glóbulos vermelhos no organismo que é causada pela carência de elementos que formam esses glóbulos, como o ferro. Essa queda prejudica a distribuição de nutrientes e oxigênio em todo o corpo. Existem seis tipos de anemia, entre hereditárias e adquiridas.

Como a anemia afeta o corpo

O sintoma da anemia mais comum é o cansaço. Os pacientes costumam relatar um aumento do sono e um forte desânimo.

Além disso, o paciente pode ficar visivelmente mais pálido – e essa palidez pode ser notada até mesmo nas gengivas!

Tonturas e mal estar e palpitações também são sintomas comuns. Todos esses efeitos são resultados da baixa oxigenação e nutrição das células do corpo.

Essa patologia não tem um foco de sintomas, porque como a doença afeta todo o corpo, seus sintomas também são sentidos nele todo.

Anemia e saúde bucal

Infelizmente, a boca é uma região muito afetada. A doença pode, inclusive, ser identificada pelos sintomas bucais que apresenta.

Por isso, o cirurgião-dentista deve estar atento aos sinais para saber quando indicar que o paciente faça os exames para confirmar a doenças.

Existe uma relação entre anemia e boca seca. A baixa circulação sanguínea leva ao mal funcionamento de diversas glândulas, entre elas as glândulas salivares.

Elas passam a produzir menos saliva o que leva ao quadro de boca seca.

Outros sintomas também são notados. A língua é muito afetada por essa doença, perdendo diversas papilas gustativas e ficando com uma aparência lisa.

Muitas vezes, o paciente também reclama de sentir um gosto ruim na boca.

Como tratar

O tratamento da anemia depende da sua causa e do seu tipo. As anemias adquiridas costumam ser curadas com tratamentos adequados, que normalmente envolvem o uso de remédios, suplementos vitamínicos e uma mudança na alimentação.

Já as hereditárias ou ligadas a outras doenças, precisam de tratamentos mais complexos e nem sempre têm cura. No entanto, os efeitos da anemia podem ser controlados, então o tratamento é essencial.

A anemia é uma doença grave que, sem tratamento, pode trazer sérias complicações ao paciente. Nas grávidas, o cuidado deve ser redobrado. Não se automedique!

Procure profissionais adequados para o tratamento, como um hematologista ou um endocrinologista.

Qual o papel do dentista nesses casos?

Como a doença pode apresentar os primeiros sintomas na boca, o dentista é o profissional que pode ter o primeiro contanto com o paciente. Se estiver atento, o cirurgião-dentista pode ajudar que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

A anemia é uma doença do corpo como um todo e todos os profissionais que lidam com a saúde do corpo devem estar atentos aos seus sinais em seus pacientes. O cuidado humanizado do paciente pode salvar vidas!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.