Descubra a relação entre diabetes e odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alguns problemas bucais são os primeiros sintomas da diabetes

Os profissionais especializados em odontologia nos ajudam a manter a saúde bucal perfeita. Mas você sabia que dentistas também são essenciais no tratamento da diabetes? Diabetes e odontologia tem mais conexões do que podemos imaginar.

Causada pelo alto grau de glicose no sangue de uma pessoa, a diabetes é uma doença comum. Justamente por isso pode ocasionar problemas bucais. Mas, não é só isso, algumas alterações orais também afetam o nível de glicose. Por essa razão, diabetes e odontologia andam juntas.

A relação entre diabetes e odontologia é estreita. Muitas das doenças orais podem indicar que o paciente tenha diabetes. O contrário também acontece, e a diabetes pode ser a causa para muitas alterações na saúde oral.

Diagnóstico

O dentista pode suspeitar que o paciente tenha diabetes a partir desses sintomas:

  • Boca Seca (xerostomia);
  • Mau hálito;
  • Cáries;
  • Infecções virais;
  • Infecções Fúngicas;

Apesar da suspeita da doença, o paciente não encontra o diagnóstico preciso e nem os tratamentos efetivos para diabetes na odontologia.

Por isso, o cirurgião-dentista indicará um médico especializado para um tratamento eficaz. Geralmente,  endocrinologistas são os mais indicados nestes casos.

Problemas bucais e diabetes

A diabetes pode ocasionar o desenvolvimentos das seguintes doenças bucais:

  • Hipossalivação: a doença interfere na atuação de glândulas, inclusive na glândula salivar. Assim, o nível de saliva produzido é reduzido, o que causa boca seca e o aparecimento de mais bactérias. Essas bactérias se proliferam e podem causar doenças mais severas, como infecções; e
  • Doenças Periodontais: com a imunidade baixa por causa dos picos da diabetes e a pouca produção de saliva, as bactérias entram mais facilmente na boca. Assim, a inflamação da gengiva (gengivite) é mais fácil de acontecer. Caso não tratada, ela pode evoluir e se desenvolver em periodontite e periodontite crônica.

Recomendação dos dentistas para diabéticos: antes de qualquer procedimento, é importante que você avise para o profissional de confiança que você tem diabetes.

Isso ajuda ambos a se comunicarem melhor e a achar procedimentos que não afetem a saúde do paciente.

Cuidados com a saúde bucal

Pacientes com diabetes precisam tomar cuidados especiais com a higiene oral. É necessário dar atenção minuciosa à saúde bucal para diminuir os riscos de problemas futuros.

Assim, separamos algumas recomendações para você começar a seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela tem bactérias que podem fazer mal à saúde. Mas é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.

Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não abuse de alimentos com muito açúcar, nem os muitos gordurosos. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

O tema da diabetes e saúde bucal precisa ser debatido. Com uma saúde bucal em dia, você pode manter equilíbrio agradável na sua boca. Viu? Diabetes e odontologia são sim inseparáveis.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.