Principais tipos de inflamação oral e suas características

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como os processos inflamatórios atuam em nossa cavidade oral e no resto do organismo

Uma inflamação, seja ela odontológica ou em qualquer região de nosso corpo, é um tremendo incômodo.

Apesar de se tratar de uma situação bastante desconfortável, a inflamação ocorre apenas como uma forma do nosso organismo de se proteger de alguma infecção ou lesão.

Inflamação é a resposta de nosso tecido vascularizado frente a uma agressão que é caracterizada pelo extravasamento de líquido e células do sangue para o interstício.

Esse processo é extremamente normal e faz parte da natureza do sistema imunológico de nosso corpo. Porém, na maioria dos casos, a ação causa dor, vermelhidão e inchaço, sendo assim relacionada a algo ruim.

O processo inflamatório pode ser causado por inúmeros fatores, sendo os principais deles as bactérias, vírus e parasitas em nosso organismo.

Além disso, veneno, calor, radiação, traumatismos e alergias podem desencadear esse comportamento corporal. A inflamação pode acontecer em qualquer parte do corpo, o que varia bastante dependendo de cada ocasião.

Tipos de Inflamação

Já aprendemos que a inflamação é uma rápida resposta de nosso organismo a uma lesão ou infecção.

Agora está na hora de entender como esse processo se apresenta, de acordo com o tempo que ela demora para aparecer e ser curada.

Assim, podemos dizer que existem dois principais tipos de inflamação: aguda e crônica.

Na inflamação aguda os sintomas são comuns. Ou seja, típicos de qualquer inflamação (dor, calor, vermelhidão, etc). Ela costuma durar, em média, entre 5 e 10 dias.

Já quando falamos sobre a inflamação crônica, é possível observar sintomas variados, não muito específicos como na aguda. Além disso, esses sinais costumam durar bem mais tempo, chegando a mais de 3 meses.

Principais Inflamações Odontogênicas

Existem alguns tipos de inflamações na odontologia bastante recorrentes. As principais delas são:

  1. Gengivite – trata-se de um doença infecciosa que afeta a região gengival. Geralmente se desenvolve devido a má higiene bucal do paciente. Os principais sintomas são sangramento, dor, inchaço e vermelhidão.
  2. Periodontite – a periodontite é considerada como uma evolução da gengivite. Contudo, a disfunção não afeta apenas a gengiva, podendo se estender aos ossos e tecidos responsáveis pela sustentação dentária. Assim, quando não tratada, pode ocasionar perdas dentais.
  3. Estomatite aftosa – essa inflamação provoca o surgimento de pequenas feridas em todo o interior da cavidade bucal do paciente. Elas são redondas e esbranquiçadas, e podem causar extrema dor e desconforto ao paciente.
  4. Cárie – a cárie é uma deterioração dental provocada por bactérias nocivas. Ela pode provocar uma inflamação no canal dentário caso não seja corretamente tratada.

Como devo tratar uma inflamação oral?

Quando a inflamação possui origem bucal, o ideal é que você converse com o seu dentista. Ele pode analisar a situação e sugerir qual medida deve ser tomada.

Assim, é possível que o paciente precise passar por tratamentos odontológicos dos mais simples aos mais complexos, como um tratamento de canal ou uma restauração dental.

Para prevenir inflamações orais é possível que o profissional realize apenas uma profilaxia dental. Ou seja, uma limpeza completa da nossa boca, que visa prevenir os mais diversos problemas bucais e periodontais.

Também existem algumas medidas gerais que podem ser tomadas para conter uma inflamação. Tratamentos com anti-inflamatórios não esteroides e corticoides pode ser uma excelente solução.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!