Controle de infecção é indispensável para qualquer área da saúde

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual a importância desse controle na odontologia

Quando o paciente passa por algum procedimento cirúrgico ou até mesmo tem que ficar internado por alguns dias, ele está sujeito a sofrer alguma contaminação. Para evitar esse problema, existe o controle de infecção.

E aqui nesse artigo iremos conversar um pouco sobre o controle de infecção. O que é? Quais são seus principais cuidados? Qual a melhor forma de manter o ambiente de trabalho seguro?

O controle de infecção em odontologia é um conjunto de medidas empregadas com a finalidade de proteger a equipe e os pacientes em um ambiente clínico. Todas essas medidas são pré-estabelecidas por normas e regras oficiais.

Mas quais são os procedimentos de controle de infecção?

O controle de infecção em odontologia é extremamente amplo, e algumas especialidades possuem regras e normas específicas. Aqui iremos abordar as normas básicas e mais abrangentes dessa ciência.

Mas vale lembrar, se você é especializado em alguma área ou trabalha fora do consultório, como em postos de saúde, hospitais ou outros locais, pesquise sobre suas normas específicas.

Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco, então não dê bobeira e siga as regras, passo a passo.

Medidas básicas do controle de infecção odontológico

Aqui iremos listar as principais medidas básicas, sendo elas:

Imunização

  • É essencial que o dentista e toda a sua equipe estejam devidamente vacinados. As vacinas são as melhores barreiras contra qualquer doença;
  • O profissional deve lavar as mãos antes e depois de atender qualquer paciente, colocar ou retirar as luvas e após qualquer acidente que propicie uma contaminação de suas mãos;
  • Também é interessante utilizar barreiras contra organismos infecciosos. Assim, o dentista e sua equipe podem vestir luvas, óculos, avental, etc. Lembre-se que muitos desses adereços são descartáveis e devem ser descartados em locais adequados.

Limpeza dos materiais e do ambiente

  • É fundamental higienizar os instrumentos odontológicos. O recomendado é, sempre que possível, esterilizar a aparelhagem ao invés de simplesmente desinfetá-la.
  • Também é importante desinfetar o seu ambiente de trabalho. Assim, é fundamental que tanto o escritório quanto as vestimentas do dentista e de sua equipe estejam limpos.

Limite a propagação de organismos

  • Utilize um dique de borracha;
  • Sempre utilize o sugador durante procedimentos odontológicos;
  • Realize um prévia higienização antes de realizar algum tratamento em uma cavidade bucal.

Riscos presentes em um consultório odontológico

Cada paciente que entrar em seu consultório pode carregar uma infinidade de doenças transmissíveis. Não é algo que você possa prever ou sequer desconfiar, porque muitas patologias não apresentam sinais visíveis.

Essas doenças podem, inclusive, não estar ligadas à odontologia.

É por isso que o controle de segurança é tão importante. Uma vez que você e seu consultório estiverem bem protegidos, essas doenças não se tornam mais um risco.

Assim, você também deixa os seus pacientes longe do perigo de doenças infecciosas.

Controle de infecção é a melhor alternativa

Não deixe que a preguiça, descuido ou desconhecimento coloque sua saúde e as dos demais em risco.

Invista em materiais de limpeza, esterilização e desinfecção, fazendo com que o controle de infecções vire parte de sua rotina.

Esses são os principais cuidados indicados pelo controle de infecção na odontologia. Agora você já sabe a importância de manter tudo sempre bem limpinho.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.