Odontologia Hospitalar: saúde bucal nos hospitais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como a odontologia hospitalar é importante

Em um ambiente hospitalar, todos os cuidados médicos são extremamente necessários. A atenção com a saúde bucal de pacientes internados não poderia ser diferente e também é indispensável. Com conhecimentos sobre odontologia hospitalar, o dentista terá os cuidados necessários aos pacientes.

A odontologia hospitalar foi deliberada como área de atuação apenas em novembro de 2015, por meio do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Para atuar nesse campo, o cirurgião-dentista precisa de uma habilitação específica, ou seja, precisa fazer um curso de odontologia hospitalar. No entanto, profissionais que atuaram, de forma comprovada, por mais de cinco anos no espaço hospitalar também têm o exercício aprovado.

A odontologia hospitalar é uma área especializada nos cuidados de saúde bucal dos pacientes sob internação que apresentam casos com alta complexidade. É uma prática que exige trabalho com procedimentos multidisciplinares.

No ambiente hospitalar, a área de atuação é muito abrangente. Ela engloba ambulatório, enfermaria, unidade de terapia intensiva(UTI), centro cirúrgico e pronto atendimento. É um meio bastante diversificado e com muitas oportunidades para os dentistas.

Entre as funções exercidas pelos profissionais habilitados estão: diagnosticar lesões bucais causadas por patologias sistêmicas, conhecer essas doenças e quais os melhores tratamentos, estudar quais doenças bucais podem causar uma piora no estado clínico geral dos pacientes e compreender a rotina hospitalar e de atendimentos nesse meio.

Importância da Odontologia Hospitalar

Profissionais com especialização em odontologia hospitalar são de extrema importância, pois são eles que vão manter a saúde bucal de pacientes internados.

Entre os pontos mais relevantes dessa atuação e atendimento odontológico nos espaços hospitalares, estão:

  • Solucionar alterações na saúde bucal do paciente;
  • Entender quais medicamentos são necessários para o paciente;
  • Minimizar o risco de infecções e contágio;
  • Auxiliar na nutrição e mastigação do paciente;
  • Reduzir o tempo de internação a partir de diagnósticos certeiros;
  • Melhorar a qualidade de atendimento e de estadia do paciente.

Especialização em Odontologia Hospitalar

Durante a graduação em odontologia, o profissional não é preparado para atuar nessa área. Para conseguir exercer essa atividade, ele deve se encarregar de fazer um curso completo de odontologia hospitalar com uma especialização própria.

O Conselho Federal de Odontologia estipula um curso total de no mínimo 350 horas. O curso é dividido em aulas teóricas, visitas nos hospitais, práticas, estágio e trabalho de conclusão de curso. Estes são separados em 30% de atividades práticas e 70% de atividades teóricas.

As aulas de odontologia hospitalar exploram conteúdos que abrangem a rotina hospitalar, propedêutica clínica e o suporte básico de vida. Entre outros assuntos pertinentes para quem irá trabalhar nesta área.

Na hora da contratação, a área de Odontologia Hospitalar é concorrida. Os lugares para procurar o emprego são Hospitais Universitários Públicos e Hospitais privados.

Que procedimentos podem ser realizados?

Entre os diagnósticos descobertos pelo profissional, há procedimentos bastante comuns como a laserterapia, condicionamento bucal e aplicação de toxinas para fins terapêuticos.

Os profissionais da odontologia hospitalar também são responsáveis por realizar biópsias, fazer assistência odontológica preventiva e curativa, instalar placas protetoras e criar protocolos de higiene bucal em UTIs e enfermarias.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.