Conheça os tipos de dentistas e suas especialidades

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais são as 15 especialidades odontológicas mais tradicionais da área

Com tantos tipos de dentistas, chega a ser confuso marcar uma consulta para visitas regulares. Medo, insegurança e desconforto também são motivos para adiar os exames. Mas, a saúde bucal deve ser prioridade.

A área de Odontologia tem cerca de 15 especialidades. Cada um dos tipos de dentistas utilizará métodos, tratamentos e instrumentos diferentes dependendo da sua especialidade.

Os tipos de dentista são referentes à especialidades odontológicas. Ou seja, específicos ramos da odontologia têm um profissional odontológico preparado e determinado.

É importante tomar cuidado com a higiene bucal e sempre fazer visitas regulares ao dentista. Qualquer alteração na cavidade bucal deve ser discutida com o profissional.

Mas calma, você não precisa ir direto a um especialista porque está com uma anomalia. Seu dentista de confiança pode passar contatos e te indicar profissionais especialistas em determinados assuntos.

Especialidades da odontologia

Para você não se perder na quantidade de dentistas das especialidades odontológicas, fizemos uma lista de todas elas. Mas lembre: você pode primeiro passar por um clínico geral e depois ele pode te indicar outro dentista com uma especialidade odontológica referente à sua alteração bucal.

Os profissionais das especialidades são:

  • Clínico geral: o profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses;
  • Especialista em dentística: o dentista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas;
  • Cirurgião-dentista especializado em estomatologia: o profissional trata de doenças na cavidade oral, como as DSTs;
  • Endodontista: o profissional foca em doenças na raiz e polpa dos dentes;
  • Dentista especializado em implantodontia: profissional que cuida das cirurgias de implantes;
  • Dentista especializado em prótese dentária: quando formado, trabalha com a produção e criação de próteses para substituição de dentes danificados;
  • Ortodontista: o dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento;
  • Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca;
  • Dentista especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: foca com o diagnóstico e tratamento de traumas na boca e na face por meio de cirurgias;
  • Dentista especialista em odontogeriatria: trabalha com tratamento para idosos;
  • Odontopediatra: trabalha com os tratamentos para crianças;
  • Odontologista em saúde coletiva: o profissional monta e organiza programas de assistência odontológica;
  • Odontologista do trabalho: seu foco são as doenças relacionados ao trabalho;
  • Odontologista legal: dentista especializado na identificação de cadáveres pela arcada dentária. Ele emite laudos técnicos;
  • Radiologista: profissional que fornece diagnóstico de doenças da cavidade bucal ou face através de radiografias.

Como escolher um dentista de confiança?

Quando vamos ao dentista, queremos ter confiança e conforto no profissional. Antes de marcar a consulta, é importante pedir referências para pessoas conhecidas, como amigos, família e colegas.

O paciente também fazer uma busca na Internet sobre o histórico de um dentista específico. Muitos profissionais já mantêm sites para interagirem com seus visitantes.

Para escolher bem o dentista, é possível fazer uma ligação para uma associação de dentistas e pedir por referências nas áreas odontológicas.

Saber onde, como e em qual ramo da odontologia o profissional trabalha é essencial para que o paciente se sinta bem e seguro. Com o paciente feliz, o dentista também consegue se sentir mais confortável na hora dos procedimentos.

Onde dentistas fazem as consultas?

Alguns dentistas trabalham no setor público, outros têm consultórios próprios. Os diferentes tipos de dentista também se dividem entre clínicas ou hospitais, dependendo da especialização.

Agora que você já sabe mais sobre assunto, pode relaxar. Fique sempre atento com a higiene oral e não se assuste com os vários tipos de dentistas. Escolha um de confiança e faça visitas regulares.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.