Vitamina C é uma grande aliada da saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A vitamina C ajuda a manter a saúde da boca, evitando a gengivite e a periodontite

Manter uma higiene bucal é fundamental para ter uma saúde adequada. No entanto, alguns alimentos ajudam a manter a vitalidade da boca e ainda previnem doenças por conta de suas substâncias. É o caso da vitamina C.

A vitamina C é encontrada em diversos alimentos, como frutas e legumes. Mas você sabia que para conservar a substância é preciso ingerir esses alimentos rapidamente? Isso porque  ela se desintegra em temperaturas altas e quando fica muito tempo exposta ao ambiente.

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel. Ela pode ser responsável pela manutenção dos tecidos conjuntivos, pelo fortalecimento do sistema imunológico, atua como antioxidante, facilita a absorção de ferro e aumenta a resistência de ossos e dentes.

Benefícios da vitamina C para a boca

vitamina c e saúde bucal

A vitamina C e a saúde bucal estão diretamente relacionadas. Como aumenta imunidade contra infecções, ela ajuda a prevenir doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Além disso, a vitamina participa da formação de colágeno, que é muito benéfico para nossa pele, unhas e cabelo. Mas o nutriente é também essencial para manter nossos tecidos gengivais saudáveis, já que está presente em sua composição.

Outro fator importante é a prevenção do câncer bucal. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Massachusetts avaliou que é possível que a substância diminua a incidência da doença.

Os pesquisadores teorizam que algum componente dos alimentos ricos em vitamina C pode promover a proteção contra o câncer.

Deficiência de vitamina C

Vitamina c contribui para a saúde dos dentes

Como dissemos, uma má condição da gengiva pode ser desenvolvida em decorrência de uma alimentação precária.

A falta de ácido ascórbico provoca o sangramento da gengiva, que pode ocasionar em gengivite. E a gengivite, se não tratada, evolui para uma periodontite.

Por fortalecerem os dentes, quando há um déficit em sua ingestão, o dente começa a amolecer, porque há uma alteração no desenvolvimento da dentina, que é a matriz dos dentes.

Assim, os dentes passam a ficar mais frágeis, aumentando o risco e uma fratura ou trincamento. Veja como a gengivite e a periodontite agem:

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

É a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Se não for, pode progredir e causar complicações mais graves.

O tratamento de gengivite é simples: eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais sério.

No consultório odontológico, o dentista irá avaliar a situação e o estágio da doença. Depois, vai realizar a limpeza e a remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e do tártaro.

Periodontite

É uma doença bucal que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente. Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados.

Pode causar a queda e a perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida. Desse modo, as consequências vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.

Para tratar a periodontite, existem métodos cirúrgicos e não-cirúrgicos. Os cirúrgicos aplicam derivados de matriz do esmalte dental ou fazem a regeneração tecidual guiada.

Os não-cirúrgicos repetem os mesmos procedimentos para curar a gengivite, mas também pode ser feito a raspagem e o alisamento radicular.

Alimentos que contém vitamina C

alimentos que contém vitamina c

Confira uma lista dos principais alimentos fontes de vitamina C:

  • Laranja;
  • Lichia;
  • Limão;
  • Manga;
  • Abacaxi;
  • Goiaba;
  • Melão;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Caju;
  • Tangerina;
  • Tomate;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Aspargos;
  • Couve;
  • Repolho;
  • Rúcula;
  • Agrião.

Em resumo, a vitamina C está intimamente ligada à odontologia. Por isso, ela é uma ótima aliada para manter a saúde bucal. Mas não se esqueça: mantenha disciplina na limpeza e consulte seu dentista periodicamente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.