PACIENTES

Morder a língua representa risco para saúde bucal

Morder a língua representa risco para saúde bucal

Acidentes, transtornos ou ansiedade podem acarretar mordidas na língua

Durante uma refeição ou até mesmo em um momento de nervosismo, uma pessoa pode realizar o hábito de morder a língua de maneira não intencional.

Já aconteceu de morder a língua e, posteriormente, se deparar com feridas nessa região da cavidade oral?

Morder a língua pode ser o motivo para dores e incômodos na boca. Contudo, muita gente não sabe que o hábito também provoca outros problemas para a saúde oral.

O que causa o hábito de Morder a Língua?

Em geral, a língua mordida é fruto de um acidente durante a mastigação.

Esses acidentes ocorrem pois, como todos os outros músculos do corpo humano, aqueles presentes na boca também podem sofrer com falhas causadas por cansaço, espasmos ou cãibras, por exemplo.

Contudo, o hábito de morder a língua também pode ser acarretado por questões psicológicas. Desse modo, sintomas como nervosismo e ansiedade podem estar por trás de movimentos involuntários do músculo.

Além disso, alguns transtornos, crises convulsivas e a doença de Lesch-Nyhan são outras possíveis causas para o problema.

Morder a Língua e Problemas Odontológicos

Além das fortes dores e possível sangramento, morder a língua também pode representar uma ameaça para a saúde bucal.

Isso porque a ferida na língua, causada pela mordida, propicia a entrada de bactérias no organismo da pessoa, favorecendo o desenvolvimento de processos inflamatórios.

Por isso, é comum casos em que morder a língua causa afta. As aftas são pequenas feridas caracterizadas por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Em geral, ela provoca muita dor e desconforto, e, mais raramente, de febres e mal-estar. É normal que esse tipo de lesão bucal desapareça de forma espontânea em cerca de 7 a 10 dias.

Essa recuperação varia de acordo com o tamanho da lesão, podendo demorar algumas semanas ou até meses. Alguns medicamentos para afta são indicados nos casos em que a dor se expressa de maneira muito forte.

Entre as maneiras de curar o problema da afta, podemos citar:

  • Fazer bochecho com enxaguantes bucais para impedir a proliferação de bactérias;
  • Aplicação de pomadas analgésicas e corticoide tópico, pois ambos amenizam dores e controlam infecções;
  • Utilização de medicamentos antibióticos com o intuito de curar a infecção causadora das aftas.

Usar bicarbonato de sódio, medida tradicionalmente recomendada, não possui real eficiência no tratamento. Ainda, é possível que queimaduras sejam formadas na região, causadas pelo bicarbonato.

Se a ferida for recorrente e grande, um médico dentista deve realizar análise.

O que fazer após morder a língua?

As principais atitudes após morder a região da língua visam interromper um possível sangramento e diminuir a dor. Dessa maneira, é indicada a aplicação de gelo ou água gelada no local afetado.

Ainda, a pessoa pode contar com o auxílio de pomadas analgésicas. Realizar bochechos com água quente e sal auxilia a limpar e cicatrizar língua mordida.

A aplicação de mel e até mesmo de manteiga são dicas caseiras muito úteis para esse tipo de situação.

Não esqueça de visitar um profissional especializado em odontologia caso a ferida após morder a língua seja muito grande ou com sangramento ininterrupto.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também