Morder a língua representa risco para saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Acidentes, transtornos ou ansiedade podem acarretar mordidas na língua

Durante uma refeição ou até mesmo em um momento de nervosismo, uma pessoa pode realizar o hábito de morder a língua de maneira não intencional.

Já aconteceu de morder a língua e, posteriormente, se deparar com feridas nessa região da cavidade oral?

Morder a língua pode ser o motivo para dores e incômodos na boca. Contudo, muita gente não sabe que o hábito também provoca outros problemas para a saúde oral.

O que causa o hábito de Morder a Língua?

Em geral, a língua mordida é fruto de um acidente durante a mastigação.

Esses acidentes ocorrem pois, como todos os outros músculos do corpo humano, aqueles presentes na boca também podem sofrer com falhas causadas por cansaço, espasmos ou cãibras, por exemplo.

Contudo, o hábito de morder a língua também pode ser acarretado por questões psicológicas. Desse modo, sintomas como nervosismo e ansiedade podem estar por trás de movimentos involuntários do músculo.

Além disso, alguns transtornos, crises convulsivas e a doença de Lesch-Nyhan são outras possíveis causas para o problema.

Morder a Língua e Problemas Odontológicos

Além das fortes dores e possível sangramento, morder a língua também pode representar uma ameaça para a saúde bucal.

Isso porque a ferida na língua, causada pela mordida, propicia a entrada de bactérias no organismo da pessoa, favorecendo o desenvolvimento de processos inflamatórios.

Por isso, é comum casos em que morder a língua causa afta. As aftas são pequenas feridas caracterizadas por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Em geral, ela provoca muita dor e desconforto, e, mais raramente, de febres e mal-estar. É normal que esse tipo de lesão bucal desapareça de forma espontânea em cerca de 7 a 10 dias.

Essa recuperação varia de acordo com o tamanho da lesão, podendo demorar algumas semanas ou até meses. Alguns medicamentos para afta são indicados nos casos em que a dor se expressa de maneira muito forte.

Entre as maneiras de curar o problema da afta, podemos citar:

  • Fazer bochecho com enxaguantes bucais para impedir a proliferação de bactérias;
  • Aplicação de pomadas analgésicas e corticoide tópico, pois ambos amenizam dores e controlam infecções;
  • Utilização de medicamentos antibióticos com o intuito de curar a infecção causadora das aftas.

Usar bicarbonato de sódio, medida tradicionalmente recomendada, não possui real eficiência no tratamento. Ainda, é possível que queimaduras sejam formadas na região, causadas pelo bicarbonato.

Se a ferida for recorrente e grande, um médico dentista deve realizar análise.

O que fazer após morder a língua?

As principais atitudes após morder a região da língua visam interromper um possível sangramento e diminuir a dor. Dessa maneira, é indicada a aplicação de gelo ou água gelada no local afetado.

Ainda, a pessoa pode contar com o auxílio de pomadas analgésicas. Realizar bochechos com água quente e sal auxilia a limpar e cicatrizar língua mordida.

A aplicação de mel e até mesmo de manteiga são dicas caseiras muito úteis para esse tipo de situação.

Não esqueça de visitar um profissional especializado em odontologia caso a ferida após morder a língua seja muito grande ou com sangramento ininterrupto.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!