Causas da afta e maneiras de reverter esse problema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A afta é um incômodo passageiro, mas muitos anseiam por se livras delas.

O surgimento de pequenas lesões no interior da boca preocupa qualquer um. Essa ferida incômoda é chamada de afta, e quando vem acompanhada por dores das mais diversas intensidades, o desconforto é ainda maior.

Infelizmente não são incomuns, e muitos procuram saber como curar afta rapidamente para evitar níveis elevados de dor.

Afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Pode ser identificada por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Ela é motivo de muita dor e desconforto, e, mais raramente, de febres e mal-estar. Normalmente, não desencadeia outros problemas mais graves, mas ainda assim precisamos encontrar as melhores formas de como curar afta.

É normal que essa lesão bucal suma por conta própria em cerca de 7 a 10 dias. Quando ela é maior, a sua recuperação leva mais tempo e pode durar alguns meses.

Medicamentos são indicados apenas para casos de dores muito fortes causadas pela lesão. Se a ferida for recorrente e grande, um profissional da área odontológica deve ser consultado para fazer a análise.

Entre as maneiras de curar afta, estão:

  • Aplicação de pomadas analgésicas e corticoide tópico, pois ambos amenizam dores e controlam infecções;
  • Fazer bochecho com enxaguantes bucais para impedir a proliferação de bactérias;
  • Utilização de medicamentos antibióticos com o intuito de curar a infecção causadora das aftas.

Existem também alguns métodos caseiros que podem ser úteis na diminuição da dor ou na contenção das infecções, como bochecho com própolis ou a aplicação de gelo na região. Porém, essas são medidas paliativas.

O uso de bicarbonato de sódio, que é tradicionalmente indicado, não possui real eficiência no tratamento. Além disso, é possível que queimaduras sejam formadas na região, causadas pelo bicarbonato.

Causas da afta

Ela tem ocorrência maior entre as mulheres por uma questão hormonal, mas pode afetar qualquer pessoa, em qualquer etapa da vida.

A dor causada pela afta pode impedir que a pessoa consiga comer ou falar com a facilidade habitual. Com isso, sua qualidade de vida é prejudicada, e curar a afta se torna ainda mais essencial.

As causas para desencadear aftas são diversas.

Entre elas estão: estresse, imunidade baixa, infecções, falta de vitaminas, uso de cigarros, predisposição genética e a ingestão de alimentos ou líquidos com alto teor de acidez, como refrigerantes, bebidas alcoólicas, café e algumas frutas.

Existem também os tipos alérgicos de aftas, que surgem como reação a algum alimento ou medicamento, e as traumáticas, que podem surgir após algum procedimento odontológico que não foi feito corretamente.

Evitando a afta

Para evitar o surgimento de afta na boca, existem algumas dicas úteis:

  • Evitar a ingestão de alimentos ácidos;
  • Manter a calma e diminuir o estresse;
  • Manter uma boca higiene bucal para evitar um possível acúmulo de bactérias, pois delas podem surgir as infecções;
  • Manter hábitos saudáveis para evitar uma queda da imunidade do corpo;
  • Ingerir vitaminas como ácido fólico e ferro.

É importante que o aparecimento dessa lesão não seja ignorado, pois pode representar a manifestação de outras doenças que estejam causando baixa na imunidade.

É comum que pessoas portadoras de HIV, câncer de boca ou pênfigo vulgar apresentem afta na boca.

O causador ou desencadeador de afta depende do organismo da pessoa. Portanto, é importante que seja identificado para facilitar a prevenção e descobrir as melhores maneiras de como curar afta em cada caso.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!