Queimadura no céu da boca: qual é o melhor tratamento?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como evitar a queimadura no céu da boca

O palato, também conhecido como céu da boca, é essencial para a função mastigatória, respiratória e fonética. Por isso, qualquer alteração deve ser analisada e tratada. A queimadura no céu da boca é um exemplo!

Ela pode apresentar diferentes graus. Por isso, cada quadro clínico é tratado de um jeito diferente. Mas, afinal, como lidar com a queimadura no céu da boca?

Queimadura no céu da boca é uma ferida com tom vermelho e que pode apresentar pequenas bolhas. Existem diversas causas para esse problema, mas geralmente a ingestão de alimentos quentes é sua principal origem.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como acontece a queimadura no céu da boca e como tratar!

O que causa a queimadura no céu da boca?

Na maioria dos casos, a causa para a queimadura é o consumo de comidas ou bebidas muito quentes. Esses alimentos quentes ferem o tecido do palato e, assim, causam a queimadura.

Alguns exemplos de alimentos quentes são:

  • Sopas;
  • Cafés; e
  • Chás.

Mas lembre: qualquer refeição com temperatura acima do normal pode causar queimaduras no palato.

Sintomas mais frequentes da queimadura

Quando você tiver queimado o palato, alguns sintomas podem se manifestar. Eles são:

  • Céu da boca ardendo;
  • Tom avermelhado; e
  • Pequenas bolhas.

Qual o melhor tratamento para a queimadura no céu da boca?

Agora que você já conhece sobre as causas e sintomas da queimadura no palato, chegou a hora de descobrir como amenizar dor de queimadura no céu da boca. Uma dica é beber bastante água.

Isso porque o líquido ajuda a equilibrar o pH da boca. Assim, os níveis de acidez caem e sensação de queimação no palato. Quando o palato estiver queimado, a área estará bem sensível.

Por isso, você deve evitar o consumo de alguns alimentos. Qualquer comida dura e picante deve ser limitada. Opte por uma refeição mais pastosa ou líquida. Além disso, evite bebidas muito quentes e muito geladas. Isso porque elas prolongam a cicatrização.

Caso você prefira a orientação de um profissional, você pode procurar pelo estomatologista ou o dermatologista. São eles os profissionais que analisam a área queimada e o grau da queimadura térmica de palato.

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa a região queimada. Assim, com o diagnóstico confirmado, eles indicam a melhor forma para tratar queimaduras no céu da boca.

O tratamento pode ser feito com o uso de corticoides ou anestésicos tópicos. Mas não esqueça: é importante o protocolo medicamentoso para você conseguir o remédio na farmácia.

Assim, o profissional consegue controlar a dose e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.

Além do uso dos medicamentos, o estomatologista pode indicar o tratamento da laserterapia infravermelha de baixa potência.

Ao marcar a consulta com o profissional, siga as orientações para melhor resultado. Assim, você consegue tratar a queimadura no céu da boca e garantir a saúde bucal.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.