Beber água traz benefícios para a sua saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira a importância de beber água e se manter hidratado todos os dias

Você sabia que para ter uma vida saudável também é importante manter uma saúde bucal perfeita? E para as duas questões nós temos uma solução muito simples: tomar água.

Quando nos olhamos no espelho e falamos com alguém, queremos ter um sorriso bonito e saudável. Por isso, devemos ter hábitos saudáveis, como comer frutas, fazer exercícios e, principalmente, tomar água.

A água é um líquido transparente e inodoro. Ele é refrescante e auxilia na hidratação da nossa pele e da nossa boca. Além disso, ela evita a proliferação das bactéria e assim, nos ajuda a manter uma saúde bucal adequada.

Benefícios de se manter hidratado

Beber água é ideal para a sua saúde

As vantagens de beber água são inúmeras para o nosso organismo. Aqui, listamos algumas delas:

O que acontece se eu não beber água?

Deixar de beber água traz prejuízos para a sua saúde

Simples! O seu corpo desidrata e, com isso, o seu metabolismo e sistema imunológico podem se desequilibrar. Assim, você fica mais suscetível a alterações no seu organismo.

Por isso, alguns problemas bucais podem se manifestar. Entre eles, encontramos:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Assim, ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação.
  • Placa Bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias.
    A) Sintomas: sensação de dente sujo e mudança na cor dos dentes.
    B) Tratamento: cuidar da saúde bucal, ou seja, seguir as recomendações do dentista de confiança para a higiene oral.
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.
    A) Sintomas: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída.
    B) Tratamento: limpeza, aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular.
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca.
    A) Sintomas: odor ruim.
    B) Tratamento: evitar jejum, beber água, cuidar da higiene bucal e evitar alguns alimentos.
  • Hipoplasia do esmalte: é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes de muitas doenças. Com essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos a muitas doenças e a perda do dente.
    A) Sintomas: dificuldade ou atraso na fala, manchas brancas e acastanhadas nos dentes.
    B) Tratamento: cremes dentais, branqueamento dentário, enchimento dentário e implantodontia.

Por isso, fique atento! Não custa nada levar sempre uma garrafinha de água na bolsa. Assim, você não deixa de beber água e evita problemas bucais.

Cuidados bucais

Água e saúde bucal são temas importantes

Além da água e saúde bucal serem temas importantes, ter uma atenção minuciosa com a higiene oral também é essencial. Assim, você diminui os riscos de problemas futuros. Por isso, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, cuidado: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Mas, lembre: não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Além disso, faça consultas ao seu dentista de confiança de seis em seis meses.

Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Se previna, tome bastante água e tenha um sorriso perfeito!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.