PACIENTES

Relação entre a hidratação e nossa saúde bucal

Relação entre a hidratação e nossa saúde bucal

A água é fundamental para manter o equilíbrio em nosso organismo

Você já bebeu água hoje? Afinal, a hidratação é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

O recomendado é tomar, no mínimo, 2 litros de água todos os dias. Mas você sabe qual a relação da hidratação com nossa saúde bucal?

A hidratação ajuda a conservar os níveis corretos de minerais na nossa boca, além de estimular a salivação, que mantém a boca limpa e inibe a temível boca seca, que causa mau hálito.

A água também está repleta de flúor, componente essencial para ajudar o dente no combate à cárie. Ele possui o papel de endurecer o esmalte dos nossos dentes, fazendo com que eles fiquem muito mais resistentes.

Saliva

A saliva talvez seja a mais beneficiada nessa relação hidratação e saúde bucal. A ingestão de água estimula glândulas salivares a produzirem saliva, que é essencial para o funcionamento saudável de nossa boca.

Quando bebemos pouca água, o fluxo salivar diminui, o que pode ocasionar acúmulo de alimentos entre os dentes e aumentar as chances de desenvolver problemas periodontais, além da halitose.

A temida boca seca

Uma vez que não nos hidratamos corretamente, a produção de saliva diminui, causando a boca seca. Essa patologia recebe o nome de hipossalivação ou xerostomia, e causa mau hálito nas pessoas.

A salivação é uma função importante do corpo para remover partículas que podem causar mau odor e também por limpar a nossa boca. Ela também é peça fundamental do processo digestivo.

Consequentemente, também passa a existir um fluxo mínimo de saliva durante o sono. Assim, ocorre putrefação de células epiteliais esfoliadas que permanecem retidas durante esse período.

Isso ocasiona um odor desagradável na boca pela manhã, o famoso bafo matinal.

Mantenha-se hidratado

Mesmo não contendo calorias e alguns outros nutrientes, a água ainda assim é indispensável para nosso corpo. Sem ela, nosso organismo duraria pouquíssimos dias.

Não vale tomar sucos ou vitaminas, o negócio é água pura mesmo. Outras bebidas podem ser consumidas como complementos para a hidratação.

Existem outras opções para se manter hidratado. Uma possibilidade é consumir chás, sopas e caldos.

Além disso, frutas e verduras contém uma alta porcentagem de água, e além de te hidratar, ainda fornecem vitaminas e sais minerais ao organismo.

Sinais da desidratação

Conforme envelhecemos, nosso corpo começa a perder líquidos com mais facilidade. Além disso, podemos perder água corporal de diversas formas, como através da urina, fezes, refluxos constantes e até mesmo pelo suor.

O ideal é ficar de olho na sua urina. Ela pode funcionar como um medidor de hidratação do seu corpo. Quando ela está transparente, quase cristalina, tudo esta em ordem.

Contudo, quando a urina toma uma tonalidade mais esverdeada e escura, pode significar que a ingestão de água não é suficiente. Isso pode desencadear no desenvolvimento de pedra nos rins.

A hidratação é fundamental, tanto para o nosso corpo, quanto para nossa boca. Agora você já conhece a importância dessa relação. Por isso, fique sempre com sua garrafinha por perto e trate de beber muita água!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também