Palato influencia na mastigação, respiração e na fonética

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira a importância do palato para a nossa saúde

Já se pegou coçando a região de cima da boca? Muitas pessoas fazem isso. Mas, você sabe o que é essa parte? Sabia que ala é essencial para a nossa saúde bucal? Chame-se: palato.

A nossa mastigação, respiração e fonética são influenciados diretamente pelo palato. Mas, afinal, o que é essa estrutura?

O palato é o teto da nossa boca, que separa a cavidade oral e a cavidade nasal. Ele tem uma cor rosada e é formado pelo palato duro e mole. Além disso, é conhecido popularmente como céu da boca.

Classificações do palato

O teto da boca é um conjunto só, mas ele difere em:

  • Palato duro: é a parte anterior do palato. É formado pelo osso, ou seja, corresponde a parte esquelética. Por isso é “duro”.
  • Palato mole: é a parte posterior do céu da boca. É formado por músculos. Por isso é “mole”. Além disso, é aqui que a úvula palatina fica.

Esses elementos se tensionam e ajudam na mastigação, respiração e na fonética. Na mastigação dão suporte, na respiração ajudam na passagem do ar e tensão dos músculos e na fonética auxiliam nas vibrações da voz.

Alterações no céu da boca

Você já deve ter ouvido sobre o lábio leporino. Ele é uma má formação que causa uma abertura nos lábios superiores.

Algumas vezes, essa abertura pode atingir o palato. Isso é chamado de fenda palatina. E, como o céu da boca ajuda na mastigação, respiração e na fonética, quando ocorre essa abertura, essas funções são afetadas.

Mas, o que causa? Bom, primeiro devemos alertar que a fenda palatina aparece na gestação. Por isso, fatores hereditários e hábitos prejudiciais, como fumar, afetam o bebê.

Mas, pode ficar calmo, porque assim que o bebê nasce, um cirurgião buco-maxilo-facial pode indicar uma cirurgia simples e rápida.

Ela irá fechar os lábios e o teto da boca. Além disso, a intervenção procura recuperar a função muscular e óssea da área afetada.

A cirurgia vai ser indicada quando a criança já estiver com 1 anos de idade.

O que é o tórus palatino?

O tórus palatino é uma protuberância óssea, também conhecida como exostose, formada na linha média do palato duro.

Normalmente, o crescimento ósseo no céu da boca pode ser notado pelo próprio paciente. Mas, o diagnóstico só é confirmado na consulta com um dentista ou cirurgião-dentista.

O profissional pode pedir pelos seguintes exames para o diagnóstico correto: exames clínicos, exames radiográficos e avaliações histológicas.

Mas, pode ficar tranquilo! Isso porque esse “caroço” não apresenta problemas para a saúde e higiene bucal. Ou seja, ele é benigno.

No entanto, os profissionais recomendam que o paciente esteja atento se há algum trauma na protuberância. Isso porque alguma lesão pode causar sangramentos e úlceras no local.

Além disso, o paciente deve prestar atenção se o tórus atrapalha a mordida ou a mastigação. Nesses casos, é necessário intervenção odontológica.

A intervenção é feita por uma cirurgia rápida e simples com o apoio de um cirurgião buco-maxilo-facial. Fique ligado e vá ao dentista para cuidar da sua saúde e do seu palato!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.