Como a quimioterapia afeta a nossa saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como a quimioterapia e radioterapia afetam a saúde bucal

Processos químicos sempre alteram a nossa saúde bucal. Quando um paciente inicia um tratamento com quimioterapia, essa realidade não é diferente. Por isso, fique atento e vá ao dentista.

O tratamento com quimioterapia abaixa a imunidade do nosso sistema. E, por essa razão, causa mudanças no nosso corpo que afetam todo o nosso organismo.

A quimioterapia é um tratamento contra o câncer. O tratamento é feito com substâncias químicas que atacam as células cancerígenas. Essas substâncias também atacam células saudáveis do nosso corpo, como as que ficam na nossa boca.

Todos os tratamentos para combater o câncer, como a quimioterapia e radioterapia devem ter acompanhamento de um dentista de confiança!

Procure por profissionais renomados e agende sua consulta.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da quimioterapia podem ser variados. Um dos mais comuns é a dor em todo o corpo. Esse desconforto pode afetar a mastigação, a fonética e a deglutição.

O tratamento ainda afeta o nosso sistema imunológico, o que deixa o corpo mais suscetível a infecções.

Problemas na saúde bucal

O tratamento contra o câncer prejudica a nossa saúde por inteiro. E é claro que nossa boca, dentes e outros elementos da cavidade oral não escaparia.

Entre alguns problemas que podem afetar a nossa boca, estão:

  • Dores na gengiva e na boca;
  • Boca seca (xerostomia);
  • Ardência na língua;
  • Inchaço da língua;
  • Infecções; e
  • Alterações do funcionamento das papilas gustativas.

Visitas ao dentista

Normalmente, é aconselhado que pacientes façam visitas aos dentistas de 6 em 6 meses.

No entanto, no caso de pacientes que irão começar o tratamento oncológico, é necessário fazer uma visita 2 semanas antes do início.

Isso porque o profissional de confiança consegue montar um planejamento para prevenir futuras lesões e outros problemas bucais.

Caso você já tenha iniciado o tratamento, marque uma consulta assim que puder.

O profissional é quem determinará qual a regularidade das próximas visitas. Fique atento e não se esqueça das consultas.

A maior atenção ao ir nas consultas é entender como cuidar da saúde bucal quando se está fazendo o tratamento.

Cuidados com a saúde bucal

A forma como a quimioterapia e saúde bucal se relacionam deve receber uma atenção.

Por isso, é preciso ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

O primeiro passo é ir ao dentista, como já vimos. Entenda como a sua higiene oral deve funcionar e quais cuidados é preciso tomar a partir das indicações do profissional.

Escove os dentes com uma escova extra macia depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. De preferência, utilize cremes dentais com flúor.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes e fique longe de alimentos difíceis de mastigar.

Mantenha sua boca úmida! Não esqueça de beber água e incentivar a salivação.

A quimioterapia pode causar lesões. Por isso, preste atenção todos os dias na saúde da sua boca e vá ao dentista.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.