Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Gel clareador: como utilizar esse produto de clareamento?

Gel clareador: o que é e como utilizar esse produto de clareamento

Gel clareador: o que é e como utilizar esse produto de clareamento

Você sabe o que é o gel clareador e qual é a sua utilização? Saiba mais detalhes sobre esse produto aqui

Com o passar dos anos, a estética tem se tornado cada vez mais importante. E visando uma melhora na aparência dental são realizados procedimentos de clareamento dental com auxílio de um gel clareador.

Todavia, o gel clareador é uma peça fundamental nesse procedimento, uma vez que ele é um dos principais responsáveis pela alteração da coloração do dente, deixando o sorriso com aspecto mais branco.

Gel clareador é um produto utilizado por dentistas para realizar procedimentos onde o paciente precisa de um branqueamento dental.

Sendo assim, ele possui agentes químicos em sua composição que promovem a alteração da cor do dente.

Ou seja, o procedimento de clareamento dental, normalmente realizado pela área da odontologia chamada de dentística, tem como função promover alguns benefícios que possuem relação com a coloração dental como:

Esse último benefício, no entanto, se dá principalmente pelo fato de que alguns problemas bucais podem alterar a cor dos dentes, deixando-os amarelados ou cinzas.

Neste artigo nós iremos falar mais sobre o gel clareador e também sobre sua maneira de utilização, a diferença entre a composição do produto e também o que evitar ao realizar um clareamento dental.

Qual é a Maneira Correta de Utilizar o Gel Clareador?

A primeira pergunta que normalmente surge ao falar sobre esse assunto é: como usar o gel clareador dental?

Para responder à essa pergunta é necessário primeiro explicar que o tratamento com o gel é realizado de maneira caseira.

Sendo assim, o dentista irá confeccionar uma moldeira com base no molde feito em uma consulta, e a entregará ao paciente junto com o gel.

E a forma de aplicação do produto, entretanto, é a seguinte: primeiro o paciente coloca uma pequena quantidade do gel clareador na moldeira, conforme indicação do dentista.

Após feito isso, ele deve então colocar a moldeira na boca, e pressionar com o dedo a região de cada dente, de maneira a espalhar o produto na face do dente que deve ser clareado.

Caso o produto invada a gengiva, o paciente deve então limpar os excessos com cautela para evitar irritações gengivais.

Depois de seguidos esses passos, a moldeira deve ser mantida sobre os dentes por um período entre 2 e 4 horas.

Contudo, é válido ressaltar que esse tempo pode mudar dependendo do caso que o paciente apresenta, o que torna necessário seguir a indicação profissional.

E o Que Fazer Após Passado o Tempo e Retirada a Moldeira?

Assim que retirada a moldeira, o paciente deve realizar a limpeza, lavando bem e secando antes de colocar na caixinha.

Além disso, o aconselhado é também que ele escove os dentes.

Dessa maneira é possível evitar que resíduos do gel continuem presentes em ambos os locais.

Normalmente esse tratamento é realizado por cerca de 2 ou 4 semanas, dependendo do objetivo de clareamento dental do paciente e também da cor que os dentes dele se encontram.

Todavia, é válido dizer que para poder começar a seguir esse procedimento, o paciente precisa primeiro passar por uma avaliação clínica na qual o dentista irá analisar a situação dos dentes do paciente.

Depois dessa análise, o dentista irá também ver qual o procedimento mais adequado conforme o quadro, e é somente depois de ter sido fechado com o paciente qual será o tratamento que ele realmente começará.

Existe Mais de um Tipo Desse Produto?

Não é correto dizer que existem diferentes versões do produto, mas sim que existem diferentes composições dependendo de qual será a sua aplicação.

Sendo assim, no clareamento dental caseiro, que é feito com auxílio da placa de clareamento, é utilizado um gel que tem peróxido de carbamida na sua composição.

Mas por outro lado, também existem o gel clareador dental que tem o peróxido de hidrogênio, também conhecida como água oxigenada, como base.

Esse produto é mais forte do que o anterior, e normalmente é utilizado quando o paciente realiza o branqueamento no próprio consultório.

De tal maneira, é por isso que o clareamento feito diretamente pelo profissional acaba sendo mais efetivo, apesar de ser mais demorado e mais caro também.

Além disso, é possível analisar também uma diferença na concentração do composto presente na composição do gel.

Sendo assim o agente ácido que ativa o processo químico de liberar o oxigênio do dente, quebrando partículas que deixam o dente amarelo, pode ser mais forte ou mais fraco.

Essa diferença, por sua vez, influencia diretamente na velocidade a qual o tratamento será feito e também no tempo de uso da moldeira no tratamento caseiro.

O Que Devo Evitar Comer e Beber Quando Realizar o Clareamento?

Uma vez realizado o procedimento de clareamento dental, seja a laser ou então o caseiro como falamos nesse artigo, é necessário tomar alguns cuidados específicos com o que é ingerido.

Entretanto, essa preocupação se dá justamente porque existem alguns alimentos e até bebidas que podem comprometer o aspecto branco do dente.

Sendo assim, confira agora então tudo o que não pode beber quando faz clareamento dental:

Quais São os Alimentos que Devem ser Evitados?

Agora, com relação a comida a lista é um pouco maior. Veja:

Além disso, o paciente também deve evitar mascar tabaco ou fumar cigarros para evitar que os dentes voltem a ficar amarelados.

Manter a boa higiene bucal também é imprescindível uma vez que ela uma das formas de fazer com que os dentes continuem com aspecto mais branco.

O aconselhado aqui é escovar pelo menos uma vez após cada refeição, utilizando o fio dentalenxaguantes bucais, preferencialmente incolores, também.

E o Que Fazer Caso Não Esteja Vendo Resultados?

Mas para todos os casos, o aconselhado é que um dentista seja procurado caso o paciente comece a perceber mudanças no aspecto do dente.

A dica serve também para casos onde o paciente acredita que a utilização do produto não está causando efeito

Nos casos que o paciente não vê resultado após uma sessão de clareamento, é recomendado que ele converse com o dentista da mesma forma.

E na maioria dos casos o dentista irá então analisar novamente o quadro dos dentes do paciente e aplicar a melhor técnica possível para o caso.

Todavia, o paciente precisa tomar cuidado para não utilizar a moldeira por um período diário além do necessário.

Mas é o profissional quem pode definir qual é o tempo correto de uso por dia.

Sendo assim, sempre siga o que o dentista falar e converse com ele caso sinta eventuais problemas.

Porém, toda essa atenção é necessária principalmente pelas complicações que podem acabar surgindo.

E esses problemas podem ser queimaduras na gengiva, sensibilidade dentária, aumento da dor causada pela sensibilidade devido a desidratação dos dentes, e até pulpite.

De toda forma, a ação mais indicada é seguir o tempo de uso da moldeira com o gel clareador conforme indicações do dentista para obter o resultado almejado e também evitar eventuais problemas à saúde bucal.

Sair da versão mobile