Café prejudica os dentes e causa manchas escuras

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira algumas dicas para evitar as consequências do cafezinho

Não é segredo para ninguém que alguns alimentos contribuem para o escurecimento dos dentes e a aparição de manchas. Um desses grandes vilões é o café!

Tomar café diariamente faz parte da rotina dos brasileiros, que muitas vezes repetem a ação diversas vezes durante o dia. Por isso, vamos explicar a ação dele no dente e como evitar as temidas manchas escuras.

O café é uma bebida produzida a partir de grãos torrados e colhidos do pé de cafeeiro. Geralmente, tomamos o café quente, mas também pode ser consumido gelado ou misturado com outras bebidas, como o leite.

O café é estimulante por conter cafeína. O Brasil já foi um grande produtor e exportador dos seus grãos, mas atualmente divide o mercado com produtores de outros países.

O café escurece os dentes?

cafeína pode causar manchas

Infelizmente, ele contém corantes que mancham o esmalte dos dentes e os deixam com um aspecto amarelado. Porém, é preciso ressaltar, que esse amarelamento acontece com mais facilidade quando tomamos café em excesso.

Essas substâncias, chamadas de taninos, são um tipo de polifenol e também podem ser encontradas em outras bebidas, como vinhos ou chás escuros.

Para entender como o café nos afeta e sua ação, vamos analisar as estruturas do dente. Ele é formado por três camadas: a polpa, a dentina e o esmalte.

Polpa é um tecido mole que vai até a raiz dentária. Já a dentina, parte responsável pela coloração do dente, cobre a polpa. O esmalte é a parte mais externa e que garante proteção do dente.

Por ter um pH mais baixo que o da boca, o café é considerado uma substância ácida. Essa acidez agride o esmalte e provoca uma desmineralização.

Esse processo o torna mais poroso e, por isso, facilita que o tanino se instale no esmalte. Quando isso acontece, surgem as manchas, e o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente e amarelada.

Além de prejudicar a cor dos dentes, a cafeína também modifica a absorção de cálcio.

Quando é ingerida em excesso, há maior há maior liberação desse mineral na urina. Desse modo, o processo reduz a quantidade de cálcio disponível para o fortalecimento dos ossos e dentes no corpo.

No entanto, isso só vai acontecer diante de alguns fatos:

  • Consumo excessivo;
  • Idade mais avançada;
  • Predisposição;
  • Histórico familiar;
  • Condições de saúde.

Evite as consequências do café!

evite os riscos do café

O primeiro passo para evitar as temidas manchas nos dentes é escová-los regularmente. Uso sempre o fio dental e faça visitas ao dentista a cada seis meses.

Confira outras dicas e tome o seu cafezinho sem peso na consciência:

  1. Evite tomar muito café – ingerir mais de quatro xícaras por dia já é considerado excesso. Além disso, lembre-se que outras bebidas como chás e alguns refrigerantes também contém cafeína. Cafés expressos são mais concentrados, por essa razão, seu consumo deve ser ainda mais reduzido.
  2. Lave a boca – enxague sempre a boca após tomar o café. Essa ação neutraliza os ácidos e acelera a regularização do pH bucal. A água também repõe a saliva.
  3. Aguarde 20 minutos para escovar os dentes – fazer a escovação logo após tomar o café ou fazer qualquer refeição aumenta a agressão dos ácidos dos alimentos nos dentes. Por isso, aguarde cerca de 20 a 30 minutos para escovar.
  4. Use e abuse de alimentos detergentes – maçã, pera, kiwi e cenoura são alguns dos alimentos considerados detergentes. Eles são chamados dessa forma, pois promovem a limpeza e o equilíbrio do pH bucal. Suas fibras evitam a proliferação de bactérias, e  por isso, são ótimos aliados contra as manchas e efeitos do café.
Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.