Conheça os perigos do açúcar para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Açúcar é considerado um dos grande vilões para a saúde bucal

Os doces são o alimento favorito de muitas pessoas. Sorvetes, balas e refrigerantes e outras comidas ricas em açúcar marcam presença na lista de crianças e adultos quando o assunto é comida predileta.

Desde pequenos aprendemos que devemos tomar cuidado com o consumo de açúcar em nossa alimentação diária. Porém, muitas pessoas ignoram essa recomendação e as consequências são refletidas em seus dentes.

O açúcar está presente em diversos alimentos que consumimos em nosso dia a dia. Contudo, essa substância pode ser uma grande vilã para a saúde bucal!

Riscos do açúcar para saúde bucal

Conheça um dos principais responsáveis pela cárie dentária

É normal que bactérias e outros microrganismos nocivos adentrem nossa cavidade oral. Isso pode acontecer por meio do contato entre a boca e alimentos ou objetos, por exemplo.

O açúcar, presente em doces, bolo, chocolates e sucos industrializados, além de diversos outros alimentos, é um carboidrato cristalizado.

Contudo, essa substância aparentemente inofensiva e de gosto adocicado, pode ser responsável por alimentar as bactérias e propiciar sua proliferação.

A ação desses microrganismos não é nada positiva para nossas bocas. Isso porque provocam uma grande diversidade de infecções orais.

Desse modo, o principal risco do consumo excessivo de açúcar para a saúde dos dentes é o desenvolvimento de cárie dentária.

cárie dentária é lesão estrutural que afeta os elementos da arcada dentária e tem como principal característica a coloração enegrecida. Nesses casos, as bactérias deterioram o esmalte dentário, causando muita dor e desconforto.

Ainda, quando o problema não recebe acompanhamento odontológico adequado, a lesão pode se expandir o suficiente para comprometer a vitalidade do dente.

O tratamento do problema é realizado em consultório com o dentista e consiste na eliminação do tecido infectado. Essa, por sua vez, acontece por meio do procedimento de obturação.

Evitando os efeitos do açúcar na saúde bucal

Perigosa relação entre açúcar e saúde bucal

Agora que você já conhece a perigosa relação entre açúcar e saúde bucal, confira as melhores maneiras de evitar esse risco:

  • Mantenha uma alimentação saudável – trocar os alimentos industriais por alimentos saudáveis é um primeiro passo na prevenção dos efeitos do açúcar e cárie. As frutas, por exemplo, além de carregarem vitaminas essenciais para a arcada dentária, também auxiliam na limpeza dos dentes. O consumo de legumes e vegetais também propicia a ingestão de nutrientes cruciais para manter os dentes fortes e protegidos.
  • Mantenha uma boa saúde bucal  – muitas vezes, o acúmulo de bactérias em nossa boca não se dá apenas pelo consumo excessivo de açúcar, como também pela falta de uma higiene bucal adequada. Atitudes como escovar os dentes três vezes por dia, incluindo os momentos após as refeições e antes de dormir, ajudam a combater a proliferação desses microrganismos. Ainda, é importante complementar a higiene com fios dentais e enxaguantes bucais. Esses produtos são excelentes auxiliares para remover a placa bacteriana acumulada.

Como último passo, realizar visitas periódicas ao médico dentista também se mostra crucial.

Dessa maneira, o profissional poderá analisar a qualidade da saúde bucal e indicar maneiras de potencializar a proteção dos dentes.

É importante ressaltar que o consumo de açúcar deve ser moderado desde a infância. Isso porque a cárie se manifesta com mais frequência em crianças.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.