O chocolate e sua relação com a saúde dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba qual o melhor tipo de chocolate e quais cuidados cuidados devem ser tomados após sua ingestão

É difícil encontrar por aí, alguém que não sinta prazer em comer um chocolate. Esse alimento contém açúcar, cacau e outros ingredientes, que combinados, o tornam irresistíveis para quem gosta de doces.

Infelizmente, quando consumido em excesso, o chocolate pode ser prejudicial para a saúde bucal. Claro que ele não age sozinho e outros fatores também contribuem. Por isso, preparamos este artigo sobre o chocolate.

O chocolate é um alimento produzido com base de amêndoa fermentada e torrada de cacau. Segundo pesquisadores, sua origem está nas civilizações pré-colombianas da América Central.

Porém, entre os séculos XVII e XVII foi levado para a Europa, onde se popularizou.

Para os amantes do chocolate que não pretendem parar de comer essa delícia, fique tranquilo, ele não é esse grande vilão que todos imaginam. No entanto, para que não cause nenhum dano aos seus dentes é preciso moderação.

O risco do chocolate está no consumo excessivo e frequente, associado à falta de cuidado com a higiene bucal. Essas ações favorecem a desmineralização dos dentes.

Por outro lado, se consumido de forma adequada e em doses pequenas, pode ser se tornar um aliado. Ele é rico em proteínas, cálcio, fosfatos e outros minerais, que protegem o esmalte dentário.

É importante ressaltar que a escovação é primordial para evitar doenças bucais, como a cárie. Não importa se você comer um pedacinho ou uma barra de chocolate inteira, deixar de fazer a limpeza dental pode causar complicações.

Chocolate estimula a sensibilidade nos dentes?

Chocolate e saúde bucal

Lamentavelmente, o consumo de chocolates combinado com a falta de higiene pode afetar a polpa do dentes e deixá-los sensíveis. A causa principal é o desgaste do esmalte, que pode acontecer por conta de problemas bucais.

Ninguém quer sentir desconfortos ao mastigar ou ingerir alimentos gelados e quentes, certo? Por isso, a melhor maneira de reverter esse quadro é buscando ajuda de um dentista.

No primeiro sinal de incômodo, marque sua consulta! E não deixe de realizar a escovação diária para impedir a proliferação de bactérias que causam placa bacteriana e cáries.

Qual o melhor chocolate para a saúde bucal?

Chocolate amargo é a melhor opção para a saúde bucal

As duas melhores opções são o chocolate meio amargo ou amargo. Esses tipos contém menos açúcar, e portanto, produzem menos do ácido que prejudica a saúde bucal e o esmalte dos dentes.

Se você é um consumidor diário, procure comer logo após o almoço. Dessa forma, evita a ingestão em outros horários que você não fará a higienização dos dentes depois de comer.

Outra dica importante é, após comer o chocolate não vá escovar os dentes imediatamente, espere em média 15 minutos. Essa informação vale principalmente para quem usa aparelho ortodôntico.

Os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam menos nos dentes e são mais fáceis de serem removidos durante a escovação. Já os chocolates ao leite e branco são os que contém mais açúcar e gordura.

Tente escolher o chocolate que colabora para o bem-estar do seu sorriso e da sua saúde bucal. É importe frisar também que, qualquer alimento que contenha açúcar, deve ser consumido de maneira moderada.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.