Doce é mesmo um vilão para nossa saúde bucal? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Se manter longe dos doces não é tarefa fácil! Saiba como minimizar seus efeitos

O doce está presente no dia a dia de (quase) todos. Seja após as refeições, para ajudar a eliminar a tensão do dia a dia ou simplesmente porque um docinho sempre vai bem, não é mesmo?

Porém, o doce possui alguns malefícios como a obesidade, doenças como a diabetes e afeta também, de maneira perigosa, a saúde bucal.

Por ter como um ingrediente básico o açúcar, o doce causa prazer imediato com a liberação de Serotonina. Uma substância responsável por melhorar o humor e dar então uma sensação de bem-estar.

Problemas Relacionando Doce e Saúde Bucal

Várias doenças infecciosas relacionadas ao ambiente bucal são ocasionadas pelo consumo excessivo de doces. Isso ocorre, pois existem variadas espécies de bactérias que usam do açúcar como alimento.

As mais comuns são a doença periodontal, que causa a deterioração dos tecidos ao redor da gengiva, dentes e ossos. E a cárie dentária, que é uma lesão estrutural do dente e, se não tratada, pode levar a sua perda.

A placa bacteriana também pode ser causada pelo acúmulo de açúcar em excesso nas cavidades dentárias, que quando não retirada, evolui para tártaros e gengivite.

Sob tudo, o consumo de doces durante a noite pode ser ainda mais prejudicial à saúde bucal, já que o corpo produz uma quantidade menor de saliva.

Nela, se encontram compostos antibacterianos, como as enzimas e anticorpos da região bucal, que auxiliam o organismo a eliminar as bactérias.

Por isso, é recomendado é o consumo de, no máximo, duas porções pequenas de doce. Preferencialmente após às refeições, nunca nos intervalos entre uma e outra.

Apesar de destinados a pacientes com quadros como o da diabetes, o ideal seria consumir doces diet por causa da ausência de sacarose. Porém, de forma moderada, a fim de evitar outros problemas.

Protegendo os Dentes dos Doces

Uma higiene bucal bem feita e executada pode evitar que você precise abrir mão dos docinhos. Algumas medidas simples ajudam nesse processo:

  • Escovar os dentes em até 15 minutos após comer um doce;
  • Utilizar o fio dental;
  • Bochecho com enxaguante bucal para remover todos os resíduos;
  • Optar por chicletes sem açúcar, que podem enganar e saciar a vontade de doce;
  • Trocar regularmente a escova de dentes, evitando o acúmulo de placas;
  • Beber bastante água, o que auxilia também na limpeza;
  • Não esquecer da língua no momento da escovação;

Uma alternativa para quem quer se livrar da sacarose, mas gosta muito de comer doces, é tentar substituí-los em alguns momentos por frutas bem adocicadas, como a manga, mamão e as uvas.

Em pacientes com uso de aparelho ortodôntico, os cuidados devem ser então redobrados. É aconselhado o uso de escovas interdentais, unitufos e outras que limpam com mais precisão.

É importante lembrar que os doces não estão presentes somente em balas, chicletes ou bolachas.

Portanto, muitos alimentos que estamos acostumados a ingerir no nosso dia a dia possuem altas taxas de açúcar, tais como os refrigerantes e o molho ketchup.

Portanto, evitar o consumo desses alimentos, também ajuda a reduzir a quantidade diária de doces na sua dieta.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.