Frutose pode representar perigos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A frutose é um tipo de açúcar presente em frutas

Cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância de ter uma alimentação saudável. Porém, a frutose pode ser uma ameaça.

A frutose, junto com a sacarose e a glicose, é um dos tipos mais famosos de açúcar.

Frutose é um açúcar que pode ser frequentemente encontrado em frutas. Apesar de ser rico em nutrientes, essa substância também acarreta riscos para a saúde bucal.

Essa substância também pode receber o nome de levulose.

Além das frutas, a frutose também pode ser encontrada em alimentos industrializados, como refrigerantes, frutas secas e geleias.

Riscos da Frutose para a Saúde Bucal

A levulose pode propiciar cáries dentárias

Muitas pessoas desconhecem a perigosa relação entre frutose e saúde bucal.

Contudo, esse tipo de açúcar, se for consumido de maneira excessiva, pode facilitar o desenvolvimento de uma série de problemas bucais.

O principal deles são as temidas cáries dentárias. Isso porque as bactérias acumuladas na boca se alimentam da substância, propiciando sua proliferação.

A cárie é uma lesão na estrutura do dente causa pela ação das bactérias.

Dessa forma, os microrganismos perfuram o esmalte dentário e formam placas duras e escurecidas no elemento da arcada dentária afetado.

Além disso, entre alguns outros sintomas dos dentes cariados, podem ser citados a sensibilidade ao morder e a dor de dente.

O tratamento da cárie dentária deve visar sua remoção através da obturação e a limpeza dos dentes. É importante que o paciente não deixe de tratar o dente cariado.

Caso contrário, o problema pode desencadear um abscesso dentário ou até mesmo a perda do dente.

Vantagens de uma Alimentação Rica em Frutas

A delicada relação entre frutose e saúde bucal

Apesar do risco provocado pelos alimentos com frutose, as frutas podem ser grandes aliadas da saúde bucal.

Isso porque elas contém fibras. Essas fibras auxiliam na remoção da placa bacteriana acumulada nos dentes através do atrito que provocam.

As frutas também estimulam a produção de saliva na cavidade oral. A saliva é importante pois estabiliza o pH bucal, aumentando a acidez da boca e diminuindo a proliferação das bactérias.

Ainda, as frutas são ricas em vitaminas e nutrientes que ajudam no fortalecimento dos dentes.

Desse modo, ter uma alimentação saudável e rica em frutas é mais do que essencial para a manutenção da saúde bucal.

Higiene Bucal Elimina os Riscos da Frutose

O açúcar das frutas faz mal para os dentes?

A melhor maneira de evitar possíveis efeitos negativos vindos do açúcar das frutas é manter uma boa higiene bucal. Dessa forma, existem algumas boas dicas para quem quer manter a saúde bucal em dia.

Entre elas estão:

  • Realizar a escovação dos dentes ao menos três vezes por dias, principalmente após as refeições e antes de dormir;
  • Escovar os dentes com movimentos leves e circulares. Isso porque movimentos muito agressivos podem provocar ferias nos dentes e desgastar o esmalte dos dentes;
  • Também dar preferência para escovas com cerdas macias, evitando as escovas com cerdas muito duras;
  • Além disso, complementar a escovação com a utilização do fio dental. Essa ferramenta é um excelente auxiliar para retirar microrganismos e restos de alimentos que não saíram na escovação;
  • Ainda, usar o enxaguante bucal indicado pelo profissional da odontologia. Esse produto auxilia no controle químico das bactérias concentradas na cavidade oral;
  • Fazer visitas periódicas ao médico dentista.

Seguindo essas boas dicas, a frutose deixa de representar um risco para a saúde dos dentes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.