Complicações dos alimentos ácidos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais alimentos possuem a acidez elevada

Alguns alimentos ácidos como pães, aveia e até mesmo algumas frutas podem alterar o nosso pH sanguíneo.

Consequentemente, o nosso organismo gasta mais minerais para equilibrar essa acidez do sangue. Mas você sabe quais as consequências do consumo de alimentos ácidos para a nossa saúde bucal?

Alimentos ácidos tendem a aumentar o desgaste dos nossos dentes. Isso propicia o aparecimento de erosões no órgão dental.

Isso acontece pois alimentos de composição ácida degradam a primeira estrutura do nosso dente, ou seja, o esmalte.

Alguns especialistas ainda alertam que a acidez tem maior efeito sobre os dentes quando a pessoa ingere o alimento e logo em seguida escova os dentes.

Você deve esperar no mínimo 20 minutos para realizar a higienização. Caso contrário, a escovação irá auxiliar no aumento de porosidade e, consequentemente, no desgaste dentário.

Quais são os alimentos ácidos?

alimentos com acidez

Aqui iremos listar alguns alimentos com acidez elevada e que podem impulsionar uma erosão dentária:

  • Grãos: trigo, aveia, arroz, milho, quinoa, e alimentos à base desses grãos, como pão, macarrão, biscoitos e bolos;
  • Frutas: groselhas, mirtilos, amoras, frutas enlatadas;
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Batatas;
  • Oleaginosas: nozes, amendoim, castanha de caju e pistache;
  • Frango, peixe e carnes em geral, especialmente as carne processadas como salsicha, presunto, linguiça e mortadela;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, soja;
  • Bebidas: refrigerantes, sucos industrializados, vinagre, vinho e bebidas alcoólicas.

Como posso incluir esses alimentos na minha dieta?

comidas ácidas

Apesar desse tipo de alimento prejudicar a nossa saúde bucal, eles não devem ser excluídos de nossa dieta.

O ideal é dar preferência às comidas ácidas de origem natural ou pouco processados, como carnes frescas, feijão, lentilha, castanhas, queijos, iogurte e leite.

Esses alimentos são fundamentais em nossa alimentação e precisam ser consumidos diariamente. Por outro lado, comidas excessivamente açucaradas ou  a base de farinha branca devem ser evitadas.

Além de prevenir possíveis problemas dentais, uma alimentação equilibrada permite que nosso corpo regule com mais facilidade o Ph do sangue.

Tratamentos para recompor o esmalte dentário

alimentos ácidos causam desgaste do esmalte

Quando perdemos o esmalte dentário, a dentina, que é a segunda camada do nosso órgão dentário fica exposta. Com isso, o dente pode sofre de hipersensibilidade.

Para acabar com isso, podem ser realizados alguns tratamentos.Eles dependem muito do grau da erosão do esmalte e da retração gengival.

Em casos mais simples de sensibilidade nos dentes, é possível tratar o problema mudando a escovação, com um creme dental específico, escovas macias e escovação suave.

O uso de enxagues com flúor, agente que fortalece o esmalte do dente, também é uma opção válida.

Caso o desgaste do esmalte seja significativo, é possível restaurar com o uso de resina líquida. Já a gengiva retraída pode necessitar de cirurgia.

Em casos mais graves, onde o paciente não procura atendimento logo no início, pode ser necessário fazer um tratamento de canal.

Assim, manter uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para escapar de qualquer dor de cabeça.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alimentos ácidos e como eles podem ser inseridos na sua dieta para que seus dentes fiquem sempre fortes.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.