Açaí mancha os dentes? Entenda porque e como prevenir

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Nem todo alimento saudável faz bem para a cor dos dentes e o açaí é um exemplo disso

Uma alimentação saudável não contribui apenas para o nosso corpo, também interfere positivamente na nossa saúde bucal. Mas será que todo alimento saudável faz bem para os dentes? Nesse artigo, falaremos sobre um deles: o açaí.

O açaí é uma comida típica do Brasil e faz parte da rotina de muitos brasileiros. A fruta é vista como uma alternativa saudável de refeição. Mas será que é mesmo?

O açaí é um fruto pequeno e violeta escuro. Sua origem é o açaizeiro, uma palmeira típica da floresta amazônica. Sempre foi uma comida tradicional do Norte e, principalmente após 2010, ganhou os outros estados do país.

Quais são as propriedades do açaí?

O fruto não é considerado saudável sem motivo. O açaí tem, de fato, diversos benefícios para o corpo humano. Ele é, inclusive, considerado um “superalimento” por ser uma fonte rica de antioxidantes!

Listamos aqui alguns dos benefícios do açaí. Confira:

  • Previne o envelhecimento, por conta das suas propriedades antioxidantes;
  • Fortalece o sistema imune, já que é rico em vitaminas, além de ômega-9 e anticitocinas;
  • Fornece energia;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Melhora o funcionamento do intestino, por ser um fruto rico em fibras;
  • Pode ser usado no tratamento da anemia, por ser rico em ferro;
  • Pode ser utilizado para auxiliar o emagrecimento, se for parte de uma dieta equilibrada com exercícios físicos.

Então, qual o problema com a saúde bucal?

Você deve estar pensando: “Mas eu já li aqui na Simpatio que alimentos ricos em fibra e ferro fazem bem para os dentes!”. Sim, de fato, você leu – e eles realmente fazem bem para os dentes.

No entanto, o açaí tem outras questões em sua composição que o tornam prejudiciais para os dentes. Separamos essas duas questões em tópicos, confira:

  • A cor arroxeada – sim, a cor do fruto prejudica seu dente. Como? Bem, assim como o vinho, o chocolate, os refrigerantes de cola e a beterraba, o açaí possui uma pigmentação roxa escura que gruda nos dentes. Essa pigmentação fixa na boca e acaba criando manchas nos dentes, principalmente se não for realizada uma boa higiene bucal!
  • E tem muita frutose – além da sua cor escura, o açaí também é rico em frutose – o açúcar das frutas. Apesar de ser menos prejudicial que o açúcar industrializado, a frutose também abre caminho para doenças bacterianas, como a cárie.

Devo parar de comer açaí para ter dentes brancos?

Não! Existem alguns truques que podem te ajudar a salvar seus dentes brancos das manchas. Logo após consumir o açaí, você deve:

  • Fazer um bochecho com água;
  • Esperar cerca de meia hora;
  • Escovar os dentes adequadamente.

O motivo? Simples: se escovar os dentes logo após consumir o fruto, você irá machucar o esmalte dentário, já que toda sua boca ainda estará ácida por conta da fruta.

No entanto, se você esperar, sua própria saliva equilibrará o pH da boca. Assim, quando você escovar os dentes, não haverá nenhum risco!

Já fiz clareamento dentário. Devo comer açaí?

Se você já fez clareamento dental, o ideal é que corte o alimento da sua dieta. O mesmo deve ser feito com o vinho, o chocolate, a beterraba e os refrigerantes.

Consumir esses alimentos irá diminuir o tempo de efeito do seu clareamento. Fique atento!

Agora que você já sabe como impedir o açaí de manchar seus dentes, não marque bobeira. Dentes manchados, nunca mais!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.