Importância da dentística para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além da estética, especialista nessa área ajudam a manter a saúde bucal em dia

A busca por procedimentos estéticos cresceu em 300% nos últimos anos, afirmam dados publicados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Consequentemente, o número de profissionais interessados em trabalhar com essa especialidade também cresceu. Assim, os conhecimentos e técnicas da área da dentística vêm se desenvolvendo cada vez mais.

Lesões na boca e nos dentes, problemas genéticos, traumatismos ou  dentes em tons amarelados. São diversos os motivos que levam uma pessoa a estar insatisfeita com o próprio sorriso. Em um mundo onde ninguém deixa lado o cuidado pessoal, a procura por profissionais especializados em dentística se tornou comum.

Dentística é a especialidade na área da odontologia que promove a manutenção, a restauração e a estética dos dentes. Para isso, utiliza de procedimentos como o clareamento dental, restaurações em resina ou porcelana, implantes e gengivoplastia.

No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a dentística como especialidade no ramo da odontologia apenas na década de 70, sob o nome de “dentística restauradora”.

Mesmo antes disso, a especialidade já existia como disciplina nas escolas de odontologia. Trinta anos depois, durante a 3ª Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas, houve a renomeação para “dentística”.

Áreas da dentística

Existem duas áreas predominantes quando se fala na atuação de um profissional especialista em dentística. São elas:

A dentística preventiva, que envolve a prevenção e os procedimentos relacionados aos cuidados básicos da saúde bucal, como a higienização.

A dentística reparadora, que tem como foco sanar e recuperar a função e a aparência de dentes que sofreram alguma lesão, principalmente em casos de cáries ou traumatismos.

A função preventiva dessa área da odontologia faz com que o especialista tenha que possuir conhecimentos sobre as doenças relacionadas à saúde bucal, e não apenas das técnicas restauradoras.

Os dois campos convergem na busca pelo atendimento responsável ao paciente. Já que o processo de restauração também visa a preservação da estrutura dental que pode ser salva.

Assim, um especialista em odontologia estética usa diversos conhecimentos da área odontológica, como a periodontia, endodontia e cariologia, para exercer sua profissão.

Especialização em dentística

O profissional que busca por uma especialização em dentística pode se graduar em cursos de aperfeiçoamento ou de pós-graduação. Estágios ou atividades relacionadas à estética também são indicados.

Atuações do especialista

Um especialista em dentística desenvolve competências nas atuações em:

  • Procedimentos educativos e preventivos;
  • Procedimentos estéticos;
  • Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
  • Restaurações e próteses.
  • Confecção de restaurações estéticas;
  • Restabelecimento da funcionalidade dos dentes;
  • Manutenção de restaurações;
  • Restaurações das lesões dentárias, utilizando de procedimentos diretos e indiretos.

Novidades na área

A tecnologia se tornou um  grande aliada na área da dentística. As técnicas desenvolvidas nos últimos anos, como o clareamento a laser e o scanner intra oral, possibilitam tratamentos cada vez menos invasivos e confortáveis para os pacientes.

Ao passo em que os pacientes se tornam mais exigente quando o assunto é a aparência de seus dentes, a área da dentística cresce por proporcionar essa experiência aliada à qualidade de saúde bucal.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.