Tratamentos para dentes escurecidos por trauma

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os dentes podem apresentar tons escuros após acidentes

Diariamente, realizamos infinitas tarefas. Desde andar na rua, praticar esporte ou dirigir um carro, todos esses hábitos comuns podem gerar acidentes e, consequentemente, provocar dentes escurecidos por trauma.

Você sabia que a coloração dos dentes escurecidos por trauma se dá por conta de um sangramento interno?

Dentes escurecidos por trauma são aqueles que substituem a coloração branca por uma coloração escurecida, em tons de preto ou roxo escuro, após um forte choque e traumas dentários.

Quais as causas dos dentes escurecidos por trauma?

O escurecimento de um dente depois de uma batida se dá por causa de uma hemorragia pulpar. Posteriormente, essa hemorragia pode evoluir para um caso de necrose pulpar.

Essa consiste no rompimento dos vasos sanguíneos e do suprimento nervoso presente na polpa do dente. Nessas situações, os tons escurecidos surgem algumas semanas após o trauma ou acidente.

Desse modo, o dente fica desidratado e perde o brilho, apresentando o tom escurecido com o passar do tempo. Em casos de necrose pulpar, dificilmente vai ocorrer a recuperação espontânea dos dentes escurecidos.

Se a necrose não for tratada da maneira correta e rapidamente, ela pode se expandir e afetar os tecidos de sustentação dos dentes, ocasionando a perda do elemento da arcada dentária.

Já se esses tons aparecerem logo após o acidente, pode ser sinal de que seu dente está luxado.

Assim, ocorre um sangramento intrapulpar que pode ser reabsorvido no decorrer de alguns meses, sem grandes danos aos dentes.

Para identificar as causas exatas do dente escurecido após acidente e evitar piores consequências, é importante consultar um médico dentista imediatamente após o aparecimento das manchas.

Tratamentos para os dentes escurecidos por trauma

Muitas pessoas se perguntam como tratar dentes escurecidos após trauma.

O primeiro passo para remediar a situação é consultar o profissional da odontologia, que realizará exames radiográficos afim de identificar o dando causado pelo trauma.

Em geral, ocorre um tratamento de canal, que visa a recuperação da polpa ou a remoção do tecido pulpar.

Após isso, o dentista pode realizar uma série de procedimentos odontológicos estéticos. Essas técnicas objetivam recuperar o aspecto branco e brilhante do dente.

Entre eles estão:

  • Lentes de contato dental

As lentes de contato para os dentes são lâminas de porcelana que, quando aplicadas sobre os dentes, disfarçam manchas e imperfeições.

Os também conhecidos como dentes de porcelana devolvem a coloração branca à arcada dentária. Além disso, promovem o alinhamento dos dentes.

  • Facetas em resina

As facetas de resina são finas próteses que cobrem um ou todos os dentes. Elas são menos resistentes que as lentes em porcelana, porém mais econômicas.

  • Clareamento dental

As técnicas de clareamento também podem ser utilizada para quem deseja recuperar o tom brilhoso de um dente escurecido após acidente.

Contudo, é importante ressaltar que em dentes escurecidos por traumas, o tipo de clareamento indicado é o clareamento interno.

Esse tratamento se utiliza de uma substância química, no caso o peróxido de hidrogênio, para clarear a parte de trás dos elementos da arcada dentária. Assim, também é evitado o desgaste do esmalte dentário.

O que pode escurecer os dentes?

Não são apenas os dentes escurecidos por trauma que apresentam colorações diferentes do branco. Pessoas que ingerem alimentos e bebidas muito pigmentados, como café e vinho, ou crianças que tomaram medicamentos como tetraciclinas também podem sofrer com os dentes mais escuros.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.