Prótese dentária flexível acaba com efeito metalizado no sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A prótese dentária flexível é feita em material especial e tem maior durabilidade

Perder dentes é um transtorno que preocupa muitos brasileiros. Para restaurar o sorriso, muitos optam pelo uso de próteses dentárias. E a prótese dentária flexível é mais uma das opções que surgiram no mercado odontológico com o passar do tempo.

Neste artigo, você confere como a prótese dentária flexível funciona, quais são seus prós e contras e quando é indicada.

A prótese dentária flexível é uma alternativa ao tratamento de prótese removível. No entanto, conta com um melhor resultado estético, já que não utiliza os famosos grampos metálicos, que provocam efeito estético desagradável.

Como é feita a Prótese Dentária Flexível?

A função fundamental de uma prótese dentária é substituir dentes perdidos por traumas, infecções ou outros problemas orais. Uma prótese flexível é feita utilizando resinas termoplásticas, o que garante o caráter flexível do objeto e sua alta resistência.

Vantagens da Prótese Dentária Flexível

As principais vantagens do uso de próteses flexíveis são:

Efeito estético

Diferente das próteses removíveis com grampos metálicos, a prótese flexível conta com grampos estéticos feitos de acordo com a cor dos dentes ou da gengiva. Assim, é eliminado o efeito metálico que desagrada algumas pessoas na hora de sorrir.

Fora isso, a ausência de metais possibilita que esse tipo de prótese dentária conte com elementos em cores mais próximas ao natural. Então, pessoas com gengiva artificial são beneficiadas pelo material sem metal, pois correm menos risco de acinzamento do tecido gengival.

Auxiliar implantes dentários

Durante o processo de colocação de implantes dentários, muitas vezes próteses dentárias são utilizadas como tratamento provisório. Nessas situações, o uso de prótese flexível vem se mostrando mais funcional e confortável para os pacientes

Durabilidade da prótese flexível

A maior durabilidade desse tipo de prótese é uma de suas maiores vantagens. Por conta da resistência do material, quedas ou traumas dificilmente irão danificar a prótese.

Desse modo, o manuseio para higienização também é facilitado, uma vez que o paciente não sente receio de quebrar o objeto.

Desvantagens da Prótese Dentária Flexível

A prótese mais flexível pode apresentar algumas desvantagens. A principal delas está associada à adaptação do paciente, porque é frequente que algumas pessoas demorem um tempo maior para se adaptar com o tipo de dispositivo.

Além disso, o paciente pode ter dificuldades para mastigar graças à flexibilidade do material e ao volume da estrutura.

Um dos riscos relacionados ao tipo de prótese é o desenvolvimento de traumas da região da mucosa e da gengiva. Eles precisam ser muito bem observados pelo paciente e pelo dentista porque podem ter ligação com o câncer de boca.

Quem pode usar a Prótese Dentária Flexível?

A prótese flexível é indicada principalmente em dois casos:

  • Para pessoas que perderam poucos dentes;
  • Pessoas que não tenham colocado próteses anteriormente no mesmo local.

Por essa razão, a retenção e a adaptação é facilitada.

Por fim, a prótese dentária flexível possui apenas uma contraindicação: pessoas que precisam repor dentes da arcada dentárias inferior, pois o dispositivo protético limita a anatomia da região.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.