Tudo sobre a função do protético na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A área visa a produção de próteses e moldes dentários

Por muito tempo, a confecção das próteses utilizadas em tratamentos odontológicos ficava a cargo exclusivo dos cirurgiões-dentistas. Contudo, com o avanço dos estudos e tecnologias, uma nova área surgiu: a do protético.

O protético é um profissional que vem recebendo grande destaque no mercado de trabalho nos últimos anos. Seus serviços e habilidades estão se tornando cada vez mais essenciais.

Protético é o profissional que atua junto com o dentista na confecção de próteses dentárias em laboratório.

Funções do protético

O objetivo principal da profissão do técnico em prótese dentária é promover a reabilitação bucal do paciente, incluindo as suas funções estéticas, fonéticas ou da mastigação.

Desse modo, o profissional atua na confecção de:

  • Prótese total removível

A prótese total removível consiste em uma estrutura móvel formada por dentes de acrílico. Além disso, o acessório imita cor, formato e tamanho da arcada dentária original do paciente.

  • Próteses fixas

As próteses fixas são aquelas que preenchem um espaço na arcada dentária por meio de um pino inserido na raiz. A prótese fixa é cimentada no local e pode ser colocada a partir do apoio de dentes ao redor.

Entre os modelos de prótese fixa estão a unitária (na qual é ocupado o espaço de apenas um dente) ou parcial (o espaço ocupado é de três dentes ou mais).

  • Implantes

O profissional protésico também trabalha na confecção de implantes dentários. Esse implante consiste em um pino fabricado em titânio, em formato semelhante a um parafuso.

Esse pino, ao ser fixado ao osso maxilar ou mandibular, serve para apoiar próteses dentárias. Desse modo, os implantes podem ser fixados em pacientes que têm ou não uma boa condição óssea.

Ainda, no caso de pacientes que não contam com essa boa condição óssea, é necessário realizar um enxerto ósseo, que consiste no preenchimento com osso do próprio paciente ou artificial.

  • Aparelhos ortodônticos

Além das produções de substitutos para os dentes em casos de perda dentária, o protético dentário também atua no alinhamento dos dentes.

Isso porque o profissional confecciona os aparelhos ortodônticos.

Os aparelhos, que podem ser removíveis ou fixos servem para realizar pequenas movimentações dentárias, afim de corrigir problemas de oclusão, alterações ósseas ou dentes desalinhados.

  • Facetas de porcelana

Outra função do protético é a restauração estética da arcada dentária. Assim, a elaboração de facetas de porcelana também é uma das áreas de ação do profissional.

Essas facetas são finas próteses moldadas e fixadas na parte externa dos dentes. Elas cobrem, ao serem coladas ao esmalte dentário natural, e revestem a parte visível da arcada dentária.

  • Moldes para tratamentos diversos

Uma diversidade de tratamentos odontológicos também são beneficiados pelos moldes confeccionados. Exemplos disso são as placas de bruxismo ou as facetas de resina.

Especialização

O profissional interessado em trabalhar com a confecção de próteses dentárias deve ir atrás de formações técnicas específicas na área.

Ainda, para trabalhar com próteses dentárias, é necessário ter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Além disso, algumas habilidades pessoais são necessárias para atuar como protético. Entre elas estão: habilidade manual, paciência, capacidade de observação, disciplina, dedicação, boa visão, organização e higiene pessoal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.