Limpeza de prótese dentária é fundamental para saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escovas específicas e limpadores de prótese são utilizados no processo

Ninguém gosta de passar pela experiência de perder um dente. Porém, quando isso acontece, a solução é a substituição por próteses dentárias. Assim, aprender sobre a limpeza de prótese dentária é essencial.

A limpeza de prótese dentária pode ser feita com produtos específicos e especiais.

Limpeza de prótese dentária é fundamental uma vez que esse elemento entra em contato direto com a boca. Se essa higienização for negligenciada, pode ocorrer o acúmulo de germes e bactérias na cavidade oral.

Por sua vez, essas bactérias acarretam o desenvolvimento de doenças infecciosas, como a gengivite ou a periodontite.

Confira abaixo os cuidados com prótese dentária mais indicados:

Limpeza de prótese dentária fixa

No caso das próteses fixas, sua limpeza se assemelha à higienização dos dentes. Desse modo, devem ser utilizadas escovas de cerdas macias e creme dental adequado.

Além disso, a atenção com o uso de fio dental deve ser redobrada, removendo o acúmulo de bactérias ou restos de alimentos entre os dentes. Esses resíduos provocam mau hálito.

Para passar o fio, o paciente pode contar com o auxílio de uma haste.

Limpeza de prótese dentária total

Algumas pessoas não retiram a prótese da boca para realizar a limpeza. Contudo, isso é um erro

Assim, primeiro passo para higienizar próteses dentárias totais, também chamadas de dentadura, é remover o elemento da boca.

Para sua higienização, é recomendado utilizar uma escova específica que se adapta ao formato da prótese.

Essas escovas para próteses têm cabo menor com um conjunto de tufos de fibras que seguem a mesma direção do cabo. O tufo forma um cilindro de pequeno diâmetro que, por sua vez, termina em formato de cone.

As fibras centrais do tufo são mais alongadas que a de uma escova comum. Assim, elas contam com aproximadamente 22 mm de comprimento e são mais grossas e rígidas.

As escovas unitufo também podem ser utilizadas para realizar a escovação. Além da escova, outro elemento essencial para a higienização é um limpador de próteses.

Esses limpadores podem estar em forma de substâncias efervescentes, à base de peróxidos alcalinos, pastilhas ou pó.

A eficiência desses produtos é otimizada por um longo período de imersão. Desse modo, uma boa dica é realizar essa limpeza durante o período da noite.

Os limpadores de próteses promovem remoção de manchas superficiais, além de contar com ação antimicrobiana.

Limpeza de prótese dentária parcial removível

A limpeza das próteses removíveis é bem parecida com a das próteses totais.

Assim, para a higienização de prótese dentária removível é indicada a utilização de escova específica e de limpadores de próteses efervescentes, em pastilhas ou em pó.

O que não fazer durante a limpeza de prótese dentária?

Existem algumas atitudes que atrapalham a limpeza de prótese dental. Alguns exemplos delas são:

  • Manter a prótese dentro da cavidade oral;
  • É importante prestar atenção no tipo de cerda presente na escova utilizada. Uma escova com cerdas duras pode danificar a prótese dentária;
  • Manter a prótese fixa ao ar livre. Isso pode acarretar na alteração do formato da prótese;
  • Utilizar cremes dentais ou outro tipos de limpadores que podem causar a abrasão do elemento.

É importante ressaltar que, para otimizar a limpeza da prótese dentária, é essencial manter as outras áreas da boca também bem higienizadas. Assim, o céu da boca, a parte interna das bochechas, a língua e a gengiva também precisam ser limpas de maneira adequada, com escova de dentes e creme dental.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.