Escova unitufo: para que serve e como devo usá-la?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A escova unitufo alcança os lugares mais minuciosos da nossa boca, combatendo a placa bacteriana

Para alcançar uma higiene bucal impecável, existem algumas ferramentas que auxiliam muito. Além dos tradicionais fio dental e escova de dente, a escova unitufo é uma ótima pedida.

O formato da escova unitufo permite que o paciente alcance as áreas mais minuciosas de nossa boca. Seu tamanho pequeno faz com que atinja as partes mais ao fundo sem muito esforço.

A escova unitufo tem uma pequena cerda na ponta de uma das duas hastes. Essa cerda possui forma cônica e permite que ela penetre no sulco gengival, fazendo uma limpeza adequada e prevenindo que a gengiva inflame.

Sua extremidade possui uma angulatura certa e auxilia hora da higiene. Algumas apresentam duas cerdas, uma em cada extremidade, sendo possível que cada uma tenha uma especificidade.

A que tem ângulo mais aberto serve para limpar as faces externas dos dentes. A de ângulo mais fechado é destinada à face lingual e dentes do fundo.

Sua qualidade está ligada a uma higiene seletiva. Ou seja, o paciente deve pegar dente a dente, propondo uma atenção especial.

Embora demande um tempo maior para fazer esse tipo de faxina, os resultados fazem valer a pena.

Principalmente se você possui bastante placa bacteriana acumulada, tem tendência a desenvolver tártaro ou faz uso de aparelho ortodôntico. Inclua a escova de dente unitufo na sua rotina!

Como usar a escova unitufo?

Primeiramente, escolha uma escova de tufo único compatível com a sua boca. Se preferir, pegue uma que seja macia ou ultra macia. Troque ela a cada 3 meses ou de acordo com seu desgaste, assim como as tradicionais.

Confira o passo a passo de como usar a escova unitufo:

  • Comece pela parte exterior, fazendo a limpeza dente a dente;
  • Faça movimentos circulares. Em seguida, faça como se estivesse varrendo o dente, a fim de retirar as placas que se acumulam;
  • Foque na junção dos dentes e da gengiva, mas sem ser agressivo. Isso poderia machucar a gengiva e causar uma gengivite;
  • Na parte interna, repita o mesmo procedimento. Se tiver usando a escova de dois tufos, prefira a que possui o ângulo mais fechado. Ela ajudará na hora de manusear e localizar as placas mais escondidas;
  • Por último, limpe a superfície de oclusão dos dentes.

Escova unitufo x Escova interdental

A escova interdental é mais fina que a unitufo. Nela existe uma haste de metal na ponta, onde está acoplada as cerdas.

A interdental serve para deslizar facilmente entre as cavidades do dente, funcionando de maneira similar ao fio dental.

Algumas escovas interdentais lembram o formato das unitufos pois são cônicas. No entanto, há também as que são retas, mudando a espessura. O objetivo é que existam diversos tipos para diferentes tamanhos de boca.

É importante ressaltar que uma não anula a outra. Para uma limpeza por completo, utilize as duas. Os dentistas recomendam as duas para quem usa aparelho fixo, devido à facilidade em reter placa bacteriana nas cavidades.

Para facilitar a vida do paciente, algumas marcas vendem ambas juntas. Assim, numa mesma haste o usuário pode ter a escova unitufo e a escova interdental.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.