Gosto amargo na boca é sinal de doenças? Depende!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O gosto ruim pode vir acompanhado de mau hálito e perturba o paciente

Já acordou e sentiu um gosto amargo na boca? Ou, mesmo durante o dia, sentiu a necessidade de comer ou lavar a boca para tirar o gosto ruim?

Bem, infelizmente, esse gosto amargo na boca é mais comum do que imaginamos. E ele pode ter várias causas: das naturais até ser sintoma de alguma doença.

O gosto amargo na boca é resultado da pouca produção de saliva, excesso de bactérias, alterações no paladar ou má higiene bucal. Pode vir ou não acompanhado de mau hálito, mas o mais comum é que ambos andem juntos.

Como identificar a causa?

Em primeiro lugar, você deve identificar quando sua boca fica amarga. Se acontece apenas logo ao acordar, é considerado normal pelos dentistas, assim como o mau hálito matinal.

Isso ocorre porque você passou horas com a boca fechada e com baixa produção de saliva. O gosto deve passar após você escovar os dentes e não deve aparecer novamente durante o dia.

Separamos outros sete fatores que podem levar a boca amarga. Confira:

  • Má higienização bucal: se você não limpar sua boca, as bactérias e restos de alimentos se mantém parados ali. Isso causa mau hálito e reações químicas que levam ao gosto amargo na boca.
  • Gravidez: sim! Um dos sintomas da gravidez pode ser o gosto amargo na boca. Ele não costuma durar toda a gravidez e é causado pelas alterações hormonais.
  • Antibióticos e Antidepressivos: alguns remédios podem mexer com nossos hormônios ou causar reações químicas que levam ao gosto amargo na boca.
  • Doenças estomacais: alterações no estômago podem causar um gosto ruim na boca. Um exemplo é o refluxo.
  • Doenças no fígado: problemas nesse órgão pode levar o organismo a acumular amônia, uma substância que causa gostos desagradáveis na boca.
  • Doenças na boca: muitas doenças bucais causam gosto amargo na boca, como a cárie e a periodontite.
  • Baixa hidratação: consumir pouca água leva a baixa produção de saliva. Sem esse líquido, sua boca fica propensa a alteração no paladar e mau hálito.

Como tratar a boca amarga?

A melhor forma de se livrar do amargor na boca é manter uma excelente saúde bucal. Isso significa escovar os dentes três vezes ao dia, ingerir muita água e ir regularmente ao dentista.

Também é recomendado o uso do enxaguante bucal e do raspador de língua para uma limpeza completa e profunda.

Com esses cuidados, você evita a maioria das causas da boca amarga e também os trata!

Se você notou que o gosto ruim na boca permanece mesmo após escovações, o ideal é procurar um dentista.

Ele vai te ajudar a identificar qual dos fatores que citamos aqui – ou outros – podem estar te levando a esse cenário. A partir daí, vocês traçam o melhor tratamento para a causa do gosto amargo.

De qualquer forma, os tratamentos costumam ser simples, indo de mudanças de hábitos até tratamentos para problemas bucais comuns.

Agora você já sabe tudo sobre o gosto amargo na boca! Não deixe de tomar todos os cuidados para evitar-lo e procurar um profissional quando necessário.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.