Doenças na língua têm as mais diversas causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tratamento para essa disfunção depende de seu fator causador

Todo mundo sabe que a odontologia está diretamente relacionada aos mais diversos problemas bucais existentes. Mas você sabia que essa ciência também é encarregada de tratar doenças na língua?

É isso mesmo! Apesar da grande preocupação da maioria das pessoas ser com a placa bacteriana, tártaro e cáries, é sempre bom ficar atento com doenças na língua.

Doenças na língua são qualquer mudança estrutural ou na saúde dessa região. Dores, inchaços, irritação e qualquer anormalidade que venha a acometer esse órgão tão importante podem ser consideradas como disfunções linguais.

Principais doenças na língua

A língua é extremamente importante, sendo um órgão fundamental para sensações de paladar e que desempenha um papel fundamental no processo digestivo.

Por isso, vamos compreender um pouquinho mais sobre as principais doenças que acometem a língua para que você possa ficar bem atento e tomar cuidado com elas.

Afta na língua

A grande verdade é que a afta se manifesta em toda a cavidade bucal do indivíduo. Assim, uma região bastante afetada é a língua. A doença costuma causar dores, incomodando principalmente na hora da alimentação.

Por isso, além das bolhas presentes em toda as mediações da cavidade oral, pessoas que sofrem com afta ainda tendem a perder o apetite.

A anomalia surge principalmente a partir de infecções intestinais bastante comuns. Essa anormalidade promove do tecido normal da mucosa presente na língua, evidenciando assim as aftas.

Apesar de tudo isso, a anomalia costuma sumir sozinha, num período entre 7 e 10 dias. Para prevenir a anomalia, o melhor caminho é realizar uma boa higiene bucal.

Além disso, você deve evitar uma dieta com alimentos ácidos e focar em alimentos que contenham grandes quantidades de vitamina B, ácido fólico e ferro.

Língua com ponta vermelha

É interessante frisar que essa doença não se trata apenas de um problema físico, mas sim de alguma disfunção emocional.

Assim, é comum que o indivíduo afetado esteja muito estressado, triste, ansioso ou até mesmo sofrendo com depressão.

Os principais sintomas desencadeados por essa doença na língua é o surgimento de caroços avermelhados na ponta da língua e dor local.

Para prevenção e cura, a saída é buscar uma solução para seus problemas emocionais e também consumir algumas ervas que podem diminuir os sintomas. Não deixe de buscar ajuda profissional!

Língua branca ou saburrosa

Língua branca é um indício de que algo não está correto com a sua saúde bucal. Além da saburra lingual, ela pode ser também uma deficiência de ferro e de vitamina B7 ou uma candidíase oral.

No entanto, elas manifestam-se de maneiras diferentes. Se a língua branca estiver ligada a saburra lingual, sua causa, normalmente, está relacionada com o acúmulo de placa bacteriana, células mortas e resquícios de alimentos.

Já quando se refere à ausência de ferro e vitamina B7, trata-se de uma disfunção do corpo. Então, nada tem a ver com a saúde da boca, mas, sim, com a corporal.

Para evitar o problema, é essencial manter uma ótima higiene bucal e consumir alimentos que contenham vitamina B7 e ferro.

Língua rachada ou áspera

Geralmente uma língua áspera ou rachada é um sintoma da desidratação, uma disfunção bastante grave para todo o nosso organismo.

Com isso, o aparelho lingual acaba ficando bastante seco e irritado, o que pode gerar algumas rachaduras. Assim, é fundamental que você se hidrate para evitar maiores problemas ocasionados pela boca seca.

Ao desconfiar de qualquer problema lingual, o ideal é que você busque ajuda profissional. Um gastroenterologista, estomatologista ou até mesmo o seu dentista estão aptos a cuidar de doenças na língua.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.