Doenças bucais mais comuns e formas de prevenção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais hábitos você deve seguir para ficar longe dessas anomalias

É inevitável pensar na cárie quando falamos sobre doenças bucais. Porém, apesar dela ser a mais comum e talvez mais conhecida, não é o único problema que pode afetar a nossa cavidade bucal.

Por ser escura, quente, úmida e propícia ao acúmulo de alimentos e bactérias, a nossa boca está sujeita ao desenvolvimento das mais diversas doenças bucais.

As doenças bucais devem ser tratadas com muita seriedade e exigem uma higiene bucal minuciosa. Caso contrário, elas podem acarretar complicações severas.

É claro existem dezenas de patologias que podem acometer a nossa boca, mas nesse artigo iremos detalhar as mais comuns:

Cárie

Para começar, seria injusto não falar da cárie. Apesar de ser a mais comum, ela pode ser considerada a grande “estrela” das doenças bucais por ser o ponto de partida de muitas complicações.

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte e a dentina.

Halitose

A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito, que se altera  e fica com um odor desagradável. Esse problema bucal é temida e embaraçosa.

Ela pode possuir diversas causas, mas a principal é a má higiene bucal.

A anomalia também pode surgir em pessoas com infecções bucais ou estomacais, ou ainda em quem faz uso excessivo de tabaco ou álcool.

Porém, o ideal é sempre realizar o diagnóstico junto a um profissional qualificado.

Gengivite

Trata-se de uma inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nesta região. Normalmente a pessoa afetada apresenta sensibilidade, inchaço, vermelhidão e sangramento na área infeccionada.

Em casos mais avançados, surgem bolsas entre os dentes e a gengiva. Esse quadro tem relação direta com a halitose, podendo ser um dos seus principais fatores desencadeadores.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película viscosa e incolor, que se aloja ao redor dos nossos dentes. Ela aproveita os resíduos alimentícios presentes em nossa boca para se nutrir e crescer.

A doença é uma das principais aliadas da cárie, halitose e gengivite, e tem como sintoma a formação de uma grossa camada nos dentes, dor no órgão dental e retração gengival.

Periodontite

É a principal responsável pela perda dental, especialmente em pessoas de faixa etária mais elevada. É ocasionada pelo agravamento da gengivite.

O aumento da sensibilidade e do sangramento são os principais sintomas dessa da doença bucal.

Afta

As aftas geralmente aparecem na língua ou nas paredes internas da cavidade bucal, se apresentando como feridas bastante dolorosas.

Além disso, o afetado pode apresentar ardor, coceira e vermelhidão local. Elas são fruto de pequenas lesões bucais, que são confundidas com bactérias e atacadas por nossas células de defesa

Como me prevenir contra os problemas bucais?

Agora que você já conhece as principais delas, o legal é entender como prevenir doenças bucais. E a melhor maneira de fazer isso é através de uma boa higiene bucal.

O ideal é que você escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre utilizando o fio dental. Lembre-se de escovar sua língua, e utilizar um creme dental com flúor.

Além disso, visitar o seu dentista regularmente é um passo fundamental para se precaver contra as doenças bucais.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.