Refluxo tem efeitos negativos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além dos problemas convencionais, o refluxo também causa  cárie, erosão dentária e aftas

Depois de uma alimentação pesada, recheada de gorduras, é comum sentir um desconforto na garganta. Embora os sintomas do refluxo e da azia sejam similares, devemos diferenciar um incômodo do outro.

O refluxo deve receber tratamento especial. Caso contrário, traz diversas complicações graves ao paciente. Além das mais conhecidas, como úlceras esofágicas e inflamações, essa acidez gástrica também causa alguns males aos dentes.

O refluxo é uma doença digestiva que faz com que os ácidos estomacais voltem pelo esôfago ao invés de seguirem seu caminho natural. Assim, o suco gástrico pode entrar em contato com o dente, deteriorando-os. A acidez prejudica o esmalte do dente e favorece a proliferação de bactérias, comprometendo a saúde bucal.

Consequências do refluxo

O refluxo pode trazer uma série consequências para os nossos dentes. Confira quais são os principais problemas provocados pelo refluxo na saúde bucal:

Erosão ácida

A erosão ácida é a perda do esmalte do dente. Ou seja, a deterioração de sua superfície pela presença de ácidos na boca.

Ela está muito associada aos hábitos que temos. Então, se tivermos refluxo e comermos alimentos gordurosos ou que contenham alto teor de açúcar, isso acaba estimulando a queimação, danificando ainda mais nossos dentes.

Portanto, é preciso balancear bem a dieta e, muitas vezes, preterir alguns alimentos para que eles não lesem ainda mais nossa saúde.

Cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Dependendo da profundidade, provocam dor e desconforto nos dentes.

Após a digestão, a acidez provinda do estômago acaba desmineralizando os dentes, pois decompõe o esmalte. Dessa forma, o dente acaba ficando exposto, facilitando a instalação da cárie.

Afta

Afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Pode ser identificada por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor. Ela é motivo de dor e desconforto.

É muito recorrente o aparecimento de aftas na boca de quem sofre com o refluxo, já que o ácido prejudica nossa mucosa.

Inibindo os prejuízos do refluxo

  1. Visite um gastro: em primeiro lugar, é preciso consultar um gastroenterologista para averiguar o grau do refluxo ácido para que haja um tratamento adequado, visto que essa doença pode causar severas complicações à saúde.
  2. Consulte seu dentista: como o refluxo prejudica a saúde bucal, é necessário visitar seu dentista para elaborar um plano de tratamento e ver como o distúrbio está afetando a integridade dos dentes, a fim de evitar maiores complicações.
  3. Utilize flúor: cremes dentais com baixa abrasividade e alta quantidade de flúor protegem os dentes. É como se eles formassem uma capa protetora em volta deles, aumentando a resistência aos ácidos.
  4. Balanceie a alimentação: evite ao máximo alimentos ácidos. Prefira fazer pequenas refeições, principalmente quando estiver perto da hora de dormir, e em curtos intervalos de tempo. Também não beba líquidos durante as refeições porque isso aumenta a incidência do refluxo.
Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.