Mau hálito matinal pode ser evitado com dicas de higiene

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça as medidas para evitar o odor desagradável pela manhã

Mesmo que muitos não admitam, todos passamos pela situação de acordar acompanhados pelo mau hálito matinal.

O mau hálito matinal pode até mesmo gerar certo constrangimento na hora de nos relacionarmos com outras pessoas pela manhã. Por isso, é importante tomar medidas para evitá-lo.

O mau hálito matinal, apesar de comum, pode se tornar um grande problema para várias pessoas, caso não tomem os devidos cuidados.

Por que temos mau hálito matinal?

Acordar com mau hálito é mais comum do que parece. O problema acontece porque a quantidade de saliva produzida pelo organismo é diminuída durante o período do sono.

Desse modo, pelo aumento da acidez do pH bucal, as bactérias presentes em nossa cavidade oral se proliferam de maneira mais rápida. Consequentemente, ocorre maior liberação de odor desagradável.

Além disso, o desenvolvimento de mau hálito de manhã pode estar relacionado com o fato de não nos alimentarmos durante a noite!

Isso porque o organismo passa a queimar gorduras e lipídios. Essa queima se torna responsável pela liberação de gás de enxofre, que não conta com cheiro bom.

Ainda, os mau hálito ao acordar pode estar associado à:

  • Problemas com a higiene bucal;
  • Cárie dentária:
  • Problemas estomacais;
  • Inflamação das amígdalas;
  • Problemas no sistema respiratório.

Como evitar o mau hálito matinal?

Em geral, o problema da halitose matinal pode ser resolvido com algumas dicas básicas:

Mantenha uma boa higiene bucal

Escovar os dentes, tanto antes de dormir, quanto após acordar é um passo extremamente importante para evitar o mau cheiro oral pela manhã.

Dessa maneira, use uma escova de cerdas macias e pasta de dentes para escovar com movimentos circulares. Esse hábito deve ser repetido diariamente, para que a boca se mantenha limpa e livre da ação das bactérias.

Escove também a língua

A língua é o local da boca mais propício à proliferação de bactérias. Isso porque é uma região porosa, facilitando o acúmulo desses microrganismos nocivos.

Por isso, lembre de sempre escovar essa parte da cavidade oral, garantindo sua higienização.

Utilize enxaguante bucal

O enxaguante bucal é uma boa arma para quem quer se livrar do cheiro ruim na boca em qualquer momento do dia, inclusive pela manhã.

Além de te deixar com hálito refrescante, esse produto é um ótimo auxiliar no controle químico das bactérias presentes na boca.

O ideal, ainda, é optar por um produto que não contenha álcool, uma vez que o álcool seca a boca e permite o desenvolvimento das bactérias.

Contudo, é preciso relembrar que o uso de enxaguante bucal não deve substituir a realização de uma boa escovação diária.

Se hidrate!

Aumentar a ingestão de água durante o dia é um bom passo para controlar o mau hálito durante a noite! Isso porque ingerir água ajuda a regular o fluxo salivar.

Contudo, é importante ressaltar que o mau hálito quando acordamos pode ser sinal de um problema maior.

Isso é demonstrado principalmente quando o cheiro desagradável não desaparece após a realização de uma boa higiene bucal ou é tão forte que chega a atrapalhar a vida social.

Por isso, consulte um profissional da odontologia em caso de mau hálito matinal persistente e incômodo.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.