Escovar a língua é essencial para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os benefícios da escovação da língua

Você limpa sua língua todos os dias durante a escovação? Se não, está na hora de começar a escovar a língua. Essa prática é extremamente importante para manter a saúde bucal em dia.

A língua é uma estrutura da cavidade bucal tão essencial quanto os dentes para os processos de mastigação e fala. É por isso que temos que escovar a língua!

Por ter sua uma superfície rugosa, é o local ideal para a proliferação de bactérias que podem gerar infecções e outros problemas como a halitose. Desse modo, escovar a língua traz diversos benefícios para a saúde.

De acordo com os dentistas, a língua deve ser higienizada ao menos duas vezes por dia. Não é necessário usar pasta de dente, mas optar por raspadores ou limpadores pode melhorar o processo, já que as cerdas podem incomodar.

Vamos agora listar cinco benefícios que incluir essa prática na rotina trará para a sua saúde! Confira:

Escovar a língua acaba com a saburra lingual

Essa condição é um indício de que a saúde bucal não está 100%. Um alerta do corpo e da boca que indica que é preciso melhorar a escovação da língua.

A saburra lingual é uma secreção esbranquiçada ou amarelada que se instala no dorso da língua. É importante dizer que todos temos uma camada de saburra. É inevitável. O que não podemos deixar é que ela se amplie.

Limpar a língua combate o mau hálito

O mau hálito é algo desagradável. Esse cheiro ruim que vem da boca pode ter diferentes causas, sendo uma delas  o acúmulo de saburra lingual. Quando é constante e forte, chamados de halitose.

Escovar a língua combate o mau hálito e qualquer chance de evoluir para algo mais grave, como infecções.

Evita o surgimento de cárie

A saburra na língua em grande quantidade não gera apenas o desconforto e o cheiro desagradável do mau hálito, como também favorece o desenvolvimento de bactérias na boca e a diminuição de saliva.

Essas condições contribuem para o desenvolvimento de cáries dentárias. Para não atingir esse nível, escove a língua!

Cuidado com a língua evita diminuição da saliva

A escovação da língua de maneira errada também pode trazer consequências, por isso faça os movimentos com cuidado e atenção. Coloque a língua para fora e realize movimentos suaves.

Caso contrário, você pode ocasionar uma descamação do epitélio da mucosa bucal e consequentemente diminuição do fluxo salivar. A saliva mantém os dentes superficialmente limpos e protegidos de maneira natural.

Mantenha a língua saudável com a escovação

Existem duas formas de analisar a saúde da nossa língua, pelo paladar e pela cor. Quando sentimos gostos estranhos ou amargos na boca, pode ser um indício de falta de higiene. Portante, mantenha o gostinho de saúde na boca!

Analisando o outro aspecto, devemos perceber se a língua está rosada, com a superfície lisa e recoberta por uma secreção fina o que a mantém constantemente úmida.

Depois de descobrir o lado positivo de escovar a língua, não tem motivos para esquecer ou deixar de lado. E lembre-se de procurar seu dentista no primeiro sinal de alterações!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.