Dente de ouro é apenas um adereço estético? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como o dente de ouro age na sua saúde bucal

Bastante popular entre artistas e cantores internacionais, a febre do dente de ouro não chegou com a mesma intensidade no Brasil. Apesar disso, podemos nos deparar com o adereço na boca de alguns.

Mas será que o dente de ouro possui alguma utilidade, ou trata-se apenas de uma questão estética? Nesse artigo iremos conhecer um pouco mais sobre a utilização desse adereço e seus efeitos para a saúde bucal.

O dente de ouro é, normalmente, confeccionado em laboratórios de próteses dentária e posteriormente adaptado para o uso do paciente. Ele funciona como um revestimento ou capa externa ao dente e pode ser removido. Também existem dentes feitos completamente de ouro e que servem como implantes dentários.

O ouro é o mais nobre de todos os metais utilizados na odontologia, e antigamente era utilizado em restaurações, principalmente por sua resistência.

O material sempre foi bastante caro, e possuir um ou mais implantes de ouro, era uma ostentação, ou símbolo de status da época.

Com o passar do tempo os processos odontológicos foram se moldando, e o material foi substituído por outras ligas metálicas ou materiais com preços mais acessíveis.

Ainda assim, os dentes de ouro continuam bastante populares quando analismos a questão estética.

Benefícios do dente de ouro

O dente de ouro é uma tendência estética, mas será que esse é seu único benefício? Bom, aqui iremos apresentar alguns benefícios do implante de dente de ouro:

  • Raramente apresenta manchas ou corrosão quando na cavidade oral;
  • É inativo quimicamente;
  • Não é afetado por ar, calor, umidade e pela maioria dos solventes;

A baixa dureza do ouro em seu estado puro poderia ser uma complicação para seu emprego como um material restaurador, porém essa maleabilidade traz um benefício a mais.

Com ela, o ouro pode ser condensado diretamente na cavidade preparada.

Mas quanto custa?

Por acaso você se interessou pela tendência e deseja colocar um dente de ouro?

No caso, você teria que desembolsar uma quantia de aproximadamente 3.500 a 10.000 reais por dente, quando o procedimento é realizado com um profissional altamente qualificado.

É isso mesmo, você não leu errado! Existem até mesmo estúdios de piercings e tatuagens instalando essas capaz, mas você não deve deixar alguém que não é formado em odontologia encostar um dedo em sua arcada dentária.

Erros durante esse procedimento podem causar alterações em sua mordida, deixando ela torta. Caso você realmente deseje um dente de ouro, o ideal é conversar com seu dentista de confiança.

Mas não se preocupe, você pode optar pela capa de ouro. O preço é bem mais acessível, e varia entre 600 e 700 reais.

Dentes de ouro também podem trazer complicações

A ideia de enfeitar o sorriso com coroas de ouro nos dentes pode não ser uma boa, se o procedimento não for realizado de forma adequada.

As coroas de ouro, se mal colocadas, podem causar sérios problemas gengivais que podem levar à perda dos dentes. O recomendado é a remoção da coroa de ouro.

Caso contrário, pode ocorrer a gengivite ulcerativa necrotizante. Esta doença gengival é muito grave, e causa morte dos dentes, ulceração, hemorragia e muita dor.

A boca é extremamente sensível a corpos estranhos, e por isso devemos tomar bastante cuidado com esse órgão.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o dente de ouro. Lembre-se, caso você queira ter um desse, o ideal é realizar o procedimento com um profissional de extrema confiança para evitar dores de cabeça.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.