Pasta de dente com flúor pode fazer mal à saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar de fazer bem aos dentes, o uso em excesso de pasta com flúor pode trazer prejuízos

Normalmente, ao realizar a higiene bucal, é usada uma pasta de dente com flúor sobre a escova para que a limpeza dos dentes seja feita devido às indicações de um dentista.

Sendo assim, as pessoas fazem o uso da pasta de dente com flúor por conta dos benefícios únicos que esse tipo de substância promovem aos dentes.

Usar uma pasta de dente com flúor possui uma ação benéfica porque essa composição garante uma proteção dental extra, além de manter uma boa saúde bucal.

E esse é o fator que, por sua vez, faz com que muitos especialistas indiquem que sejam utilizados esses tipos de cremes dentais.

Caso você esteja pensando em comprar uma pasta de dente que contenha flúor na composição mas ainda esteja em dúvida, confira mais sobre este produto neste artigo.

Quais os Benefícios Que a Pasta de Dente com Flúor Oferece?

Responder perguntas como qual o efeito do flúor nos dentes e para que serve o flúor na pasta de dente, na verdade é bem simples.

O flúor é uma substância que ajuda no processo de desmineralização e remineralização que acontecem de forma natural na boca.

Esse processo, por sua vez, nada mais é do que a quebra dos minerais nos dentes e a sua reconstituição, respectivamente.

Sendo assim, isso ajuda na estrutura do dente, garantindo que ela poderá evitar eventuais lesões. Essa substância também ajuda a evitar com que cáries dentais sejam formadas, uma vez que elas são lesões.

É por estas razões que esses tipos de cremes dentais são aplicados, pois eles garantem que o dente se torne mais resistente à ácidos, podendo ser considerado um agente contra cáries.

Além disso, o flúor também ajuda a diminuir o desconforto que pessoas que possuem hipersensibilidade dentária sofrem.

Mas é válido lembrar que o paciente deve sempre tomar cuidado com a aplicação do flúor para que ela não seja feita em excesso.

Então, a melhor decisão a se tomar é fazer o acompanhamento com um dentista para ter certeza de que a substância não esteja sendo aplicada além do que é necessário, gerando problemas à saúde bucal.

Como e a Partir de Qual Idade Utilizar Esse Creme Dental?

Normalmente o creme dental com flúor é recomendado pelos especialistas a partir do nascimento do primeiro dente de leite.

Sendo assim, ela pode ser aplicada em qualquer uma das fases da vida, seja na infância, na adolescência, na fase adulta ou então na terceira idade.

Contudo, é necessário que os pais do bebê tomem alguns cuidados quando forem fazer a sua aplicação nos dentinhos da criança, uma vez que a pasta deve ser aplicada apenas na superfície do dente.

Por outro lado, também é aconselhado que os pais deem preferência à pastas de dente sem flúor até que a criança complete 2 anos de vida. Mas isso se dá por motivos que explicaremos logo mais.

Todavia, essa é a forma de aplicar esse tipo de pasta de dente nas crianças. Nos adolescentes, adultos e idosos, a aplicação deve ser feita durante a escovação.

De tal maneira, a pasta deve ser colocada na cabeça da escova, e então o paciente deve realizar movimentos circulares com movimentos suaves e curtos, sendo eles circulares ou então verticais.

Realizando essa aplicação, é possível que então ele cumpra o seu devido papel o qual citamos anteriormente.

Caso não funcione, o recomendado é consultar um dentista para analisar o que deve ser feito então.

Uma recomendação é a aplicação de flúor, e ela pode ser feita em um período semestral.

Todavia, é válido lembrar que ela sempre deve ser feita por um dentista, independentemente da forma como ela for feita.

Quais os Riscos do Uso Contínuo Desse Creme Dental?

Cada vez mais discussões são pautadas sobre esse elemento, mas a dúvida que fica é se o flúor faz mal mesmo?

A resposta é que sim, estudos mostram que, quando em excesso, a substância pode ser tóxica ao organismo humano, causando problemas como:

  • Possibilidade de fraturas dentárias
  • Uma maior dureza nas articulações;
  • Fluorose dentária, que nada mais é do que a aparição de manchas, que podem ser brancas ou em tom mais perto de castanho nos dentes.

Desse modo, o nível de consumo que não oferece riscos ao ser humano é entre 0,05 até 0,07 mg por quilo ao dia. Ou seja, a cada um quilo que a pessoa tem, ela deve ingerir entre 0,05 e 0,07 mg de flúor.

O lado bom é que normalmente esse tipo de creme dental possui quantidade segura, e também tem o registro da quantidade no rótulo da embalagem.

Porém, o recomendado é consultar um dentista antes de usar uma pasta de dente com flúor para que ele aponte a necessidade.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!