Pasta de dente sem flúor é indicada para crianças de até dois anos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A pasta de dente sem flúor é utilizada, muitas vezes, para que a criança evite desenvolver a fluorose dental

A fluorose dentária é um problema que se desenvolve durante o período de formação dos dentes. Ela é resultado do uso excessivo de flúor. Por isso, a odontopediatria é importante para acompanhar e instruir as crianças para terem uma ótima saúde bucal. E, em algumas ocasiões, é sugerido a pasta de dente sem flúor.

pasta de dente sem flúor é recomendada para as crianças, sobretudo para as que ainda não completaram dois anos de idade. Depois dessa idade, elas podem utilizar as que contém a substância. No entanto, devem ser as apropriadas, já que as adultas, por exemplo, possuem uma concentração mais elevada.

Pasta de dente sem flúor é um produto usado para realizar a limpeza dos dentes, estando associada à escovação.

Pasta Com ou Sem Flúor?

Usar pasta dental sem flúor ou com flúor?

A Associação Americana de Pediatria, bastante influente nos assuntos que circundam a saúde das crianças, diz que o uso do creme dental com flúor pode ser feito desde o surgimento do primeiro dente na arcada do bebê, assim como a Sociedade Brasileira de Pediatria, que possui o mesmo pensamento.

Embora essas duas instituições mantenham essa concepção, muitos dentistas sugerem o uso depois dos dois anos de idade, preferindo que a criança seja um pouco mais velha para começar a utilizar o produto.

Dessa forma, a indicação é o creme dental sem flúor. Então, as chances de desenvolver fluorose tornam-se menores. No entanto, os cremes dentais fluoretados infantis não possuem altas concentrações do elemento. Elas são na medida certa para os pequenos.

Mas é preciso que o dentista faça um acompanhamento de perto, auxiliando. Além disso, os pais também devem instruir seus filhos corretamente. Como essas pastas específicas têm cor, cheiro e gosto atraente, as crianças podem exagerar no uso.

E a preocupação com a fluorose é ainda maior porque a água que sai da torneira de nossas casas já contém certa quantidade de flúor, agindo como uma medida profilática contra a cárie.

Assim, combinada com a pasta de dente com flúor, a porção fica ainda maior no organismo. Por conta disso, alguns pais optam pela pasta dental sem flúor.

Sobre o Flúor

Pasta sem flúor é indicada para crianças menores de dois anos

O flúor é um mineral que atua no fortalecimento do esmalte do dente, a camada mais externa do elemento dental que protege a dentina e a polpa dentária. Por conta disso, ele não deixa que a cárie agrida os dentes e estimula sua remineralização.

Ele pode ser consumido de maneira sistêmica ou tópica. A sistêmica diz respeito ao que é ingerido nos alimentos e bebidas. A tópica, ao que é aplicado diretamente nos dentes, como o creme dental, enxaguante bucal e verniz fluoretado.

A fluorose dental é motivada pelo seu uso irracional do produto. Ela causa alteração na dentina e no esmalte, deixando-os mais porosos e suscetíveis ao aparecimento de manchas brancas. Em ocorrências mais graves, pode chegar à tonalidade amarronzada.

Higienização Bucal das Crianças

Independente da criança usar creme dental sem flúor ou com, ela deve ter uma ótima higienização bucal

Para menores de dois anos, o ideal é escovar os dentes com a pasta sem flúor ao acordar e antes de dormir.

Se as crianças em geral se alimentarem várias vezes ao dia, seus dentes ficarão mais expostos à placa bacteriana. Portanto, os pais devem aconselhar seus filhos a escovarem os dentes após a refeição.

E o fio dental não pode ser esquecido, pois ele alcança as regiões mais distantes.

A quantidade de pasta de dente sem flúor ou com flúor para crianças de até dois anos deve ser do tamanho de um grão de arroz cru. Depois dessa idade, a quantia pode passar a ser equivalente a uma ervilha.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!