Retração gengival após implante requer tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as principais causas para o problema e como ele deve ser tratado

Retração gengival após implante é um problema bastante recorrente nos consultórios odontológicos. Trata-se de uma grande complicação, tanto na questão funcional, quanto estética.

Assim, é necessário que seja tratado o quanto antes por um profissional especializado. Mas por acaso você sabe em que consiste a retração gengival após implante?

Retração gengival após implante ocorre quando, depois da instalação de um implante dentário, a gengiva se retrai, expondo as partes metálicas da próteses, que em tese deveriam ficar “invisíveis”.

Sobre a Retração Gengival

A retração gengival é basicamente a diminuição da porção de gengiva que recobre o nosso dente. Ou nesse caso, o implante. Quando acomete um dente natural, pode desencadear uma série de sintomas, tais como:

  • Dentes sensíveis;
  • Dores na gengiva;
  • Sangramento da gengiva durante escovação ou ao passar fio dental;
  • A gengiva pode ficar mais vermelha e sensível;
  • Mau hálito;
  • Perda dos dentes (em casos mais graves).

Entretanto, quando falamos de um implante dentário, é interessante entender que aquele pequeno buraquinho deixado pela gengiva pode servir de abrigo para milhares de microrganismo nocivos à nossa saúde oral.

Além disso, obviamente o implante poder ser prejudicado, precisando até mesmo ser removido. E para que isso não aconteça com você, iremos destacar as principais causas para o pino do implante exposto.

Causas Para Retração Gengival Após Implante

Existem variadas causas para o surgimento do problema.

Talvez a principal e mais comum delas seja a peri-implantite. Ela é desencadeada a partir de uma higiene oral deficiente, que facilita o acúmulo de bactérias na base do implante.

Essa situação promove a reabsorção do osso em contato com o implante, ocasionando a retração da gengiva na área implantada. Mas este não é o único motivo para a anomalia gengival.

Além da peri-implantite, o problema pode ser decorrente de um implante mal colocado, má qualidade óssea do paciente e, até mesmo, um biotipo gengival muito fino.

Por fim, é necessário citar que hábitos como o tabagismo e até mesmo doenças como a diabetes podem impulsionar o surgimento do problema.

Isso porque eles podem deixar a gengiva mais frágil e potencializar doenças infecciosas.

Como Tratar o Problema?

O tratamento varia bastante de acordo com a sua gravidade. Pode ser que ele não esteja em um estágio tão avançado e seja necessária apenas a realização de um enxerto ósseo.

Em outras ocasiões, o dentista pode solicitar um enxerto gengival. Em situações mais específicas, a combinação dos dois pode ser a solução para retração gengival em implante.

Contudo, existem casos onde circunstância é alarmante. Assim, pode ser que o profissional recorra à medidas mais drásticas e, consequentemente, mais invasivas.

Uma técnica bastante utilizada é a remoção do implante atual, seguida de um enxerto ósseo e a instalação de um implante novo. Ainda pode ser necessária a realização de um enxerto gengival para completar o procedimento.

Dessa maneira é possível tratar uma retração gengival após implante. E, após o tratamento, lembre-se de cuidar direitinho de seu novo implante para que o problema não apareça novamente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.