Problemas na força da mordida alteram a função mastigatória

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais alterações orofaciais influenciam na força da mordida

Quando estamos nos alimentando, a força da mordida é essencial. Isso porque ela influencia no modo que cortamos ou trituramos o alimento antes de engolir.

No entanto, você sabia que algumas alterações dentárias impactam diretamente na força da mordida? Pois é, mas pode ficar tranquilo. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a força da mordida.

A força da mordida é determinada pelo plano oclusal e também pela força da nossa mandíbula. Sua análise é realizada a partir do estudo das capacidades musculares e outras relações antropométricas que envolvem peso e altura, por exemplo.

Conhecendo mais sobre a mastigação

Em um ser humano adulto, o normal é a dentição seja composta por 32 dentes. Eles estão distribuídos em oito dentes incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e doze molares.

Cada tipo de dente tem uma função específica, que ajuda a completar o ciclo perfeito da mastigação. Entenda melhor a função de cada dente nesse processo:

  • Incisivos – dentes frontais e afiados que cortam os alimentos;
  • Caninos – chamados de presas, são dentes pontiagudos que rasgam os alimentos. Eles guiam os movimentos da mandíbula durante a mastigação;
  • Pré-molares – esse dente possui duas pontas ou como são chamadas, cúspides. Elas possuem a função de esmagar e moer os alimentos; e
  • Molares – também possui a função de esmagar e moer os alimentos, mas tem um número maior cúspides na superfície da mordida.

Curiosidade: alguns adultos ainda apresentam os dentes do siso. No entanto, a maioria dos pacientes retiram os dentes de siso.

Outro elemento importante para a função mastigatória é a mandíbula. Ela é um osso móvel localizado na parte inferior da cabeça. Nela estão acoplados os dentes da arcada inferior.

Como acontece a alteração na força da mordida?

A força da mordida pode ser alterada a partir de alguns problemas envolvendo os elementos bucais. Confira duas disfunções que podem modificar a nossa mordida.

  • Má oclusão dentária – as diferentes más oclusões dentárias interferem diretamente na nossa mordida. Isso porque a má oclusão dentária altera o encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Desse modo, é preciso que o paciente faça uma força maior sobre a sua mordida para conseguir triturar ou cortar alimentos da forma adequada. Com isso, os dentes ficam mais desgastados e as dores no maxilar e na mandíbula se tornam mais frequentes e fortes.
  • DTM – a disfunção temporomandibular é a alteração e desgaste na articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação é responsável pela movimentação da maxila inferior, também chamada de mandíbula. Desse modo, quando acontece o desgaste da ATM a força da mandíbula é comprometida. Consequentemente, a força da mastigação é diminuída e a mordida fica mais fraca. Como vimos, a mastigação é essencial para nosso processo digestivo, por isso qualquer mudança nesse sentido deve ser informada ao profissional em busca de diagnósticos e tratamentos.

Agora que você já conhece sobre a força da mordida e a sua importância, que tal marcar uma consulta com o dentista e conferir como anda sua saúde bucal?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!