PACIENTES

Como as cerdas da escova influenciam na saúde bucal?

Como as cerdas da escova influenciam na saúde bucal?

Elas parecem ser um detalhe irrelevante, mas sem as cerdas certas sua escovação está comprometida

Escovar os dentes é o hábito mais importante quando o assunto é saúde bucal. E para uma escovação correta precisamos também nos atentar ao tipo de cerdas da escova que estamos usado.

Dentistas costumam orientar os pacientes a optarem por cerdas da escova macias, mas isso também vai depender da sua estrutura bucal. Portanto, não deixe de conversar com seu profissional de confiança sobre o assunto.

As cerdas da escova definem a qualidade e a eficácia da sua escovação. Por isso, nós vamos te explicar cada tipo, seus objetivos e como (ou quando) cada uma deve ser usada!

Os tipos de cerdas e seus usos

No mercado, você pode encontrar cinco diferentes tipos de cerdas. Cada uma tem sua utilidade e função – e algumas não podem ser usadas no dia a dia!

Para que você entenda melhor o funcionamento de cada uma, nós as separamos em tópicos. Confira:

Cerdas extra-macias e macias

Ter cerdas macias significa que seus dentes serão muito bem cuidados. Isso mesmo! Esse tipo de cerda é o mais recomendado pelos dentistas.

Muitos pacientes acreditam que cerdas mais duras limpem melhor os dentes: e isso é mentira! Quanto mais dura for a cerda, mais chances você terá de machucar as gengivas e os próprios dentes.

No mercado, você encontra escovas de cerdas macias e extra-macias. Elas são suaves ao toque e limpam os dentes com cuidado e precisão.

No entanto, vale reforçar que você não deve escovar com força. Assim como as cerdas devem ser macias, os movimentos e força empregados devem ser leves e suaves!

Cerdas médias e duras

Agora você deve estar pensando: se cerdas duras não fazem bem para os dentes, por que elas são vendidas?

Bem, apesar de não serem ideais para o dia a dia, as cerdas médias e duras tem sim sua função. Elas são indicadas para higiene bucal em casos de próteses fixas ou móveis e outros implantes.

No entanto, seu uso só deve ser feito com recomendação do dentista. Além disso, a escovação deve ser suave, com movimentos circulares e leves.

Cerdas especiais

As chamadas cerdas especiais são o quinto e último tipo de cerda disponível para os consumidores. Na maioria dos casos, elas apenas oferecem um “serviço extra” para os pacientes.

Reunimos alguns tipos de cerdas especiais, confira:

  • Cerdas que indicam quando trocar de escova com alteração de cor;
  • Cerdas antibacterianas;
  • Cerdas polidoras;
  • Entre outras.

O que suas cerdas dizem sobre você?

Sim, as cerdas da escova de dente dizem muito sobre seu dono. Isso porque, caso você utilize a escova de maneira inadequada, as cerdas podem te avisar! Entenda como:

Você já deve ter visto uma escova de dente com as cerdas bem gastas e “amaçadas”. Bem, se sua escova ficar assim antes dos três meses de uso, isso significa que você vem escovando os dentes errado.

As cerdas só ficam dessa forma se forem usadas com força. E, como já vimos, usar a força na escovação é péssimo para sua saúde bucal!

Por isso, se notar alterações nas suas cerdas da escova, repense a forma como está escovando os dentes. E, claro, converse com seu dentista para receber as melhores instruções. Uma boa escovação garante uma boa saúde bucal!

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também