Higiene pessoal é essencial para manter a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não existe saúde bucal sem higiene pessoal: cuidar do seu corpo é cuidar dos seus dentes e vice-versa!

Escovar os dentes, usar fio dental e visitar regularmente o dentista são hábitos importantes para manter a nossa saúde bucal. No entanto, outras ações da nossa higiene pessoal também podem contribuir.

Por isso, nesse artigo, nossa conversa será sobre higiene pessoal. Para começar, vamos definir o termo: o que é higiene pessoal?

Higiene pessoal é um conjunto de ações diárias que visam, em primeiro lugar, a saúde. Os hábitos higiênicos não se limitam ao banho diário e a escovar os dentes três vezes por dia: há uma série de atitudes que devemos ter para garantir a saúde do corpo inteiro.

Separamos os hábitos higiênicos mais importantes. Confira:

Higienizando a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela tem contato direto com tudo ao nosso redor e é a maior defesa contra agentes externos. Por isso, devemos dar toda a atenção à ela quando o assunto é higiene.

O hábito higiênico mais importante da pele é o banho. Tomar banho todos os dias é essencial para manter nossa pele livre de germes, bactérias e outros elementos que grudaram nela ao longo do dia.

Além disso, o banho garante a retirada das células mortas! Aliás, não esqueça de usar sabonete – é ele quem garante a limpeza total da pele.

Devemos nos atentar a algo importante sobre o banho: a hora de se secar! Sim, esse momento pode ser tão importante quanto o banho em si. É recomendado que se seque, primeiro, o rosto e depois o resto do corpo.

Também é importante lembrar de secar cuidadosamente algumas áreas, como as axilas, as genitais e os dedos do pé.

As mãos recebem higiene especial

Quantas vezes por dia você lava sua mão? Lavar as mãos é um hábito higiênico importantíssimo para manter nossa saúde. Você deve lavá-las várias vezes ao dia, com água e sabão.

Separamos algumas situações que exigem uma limpeza das mãos:

  • Mexer com dinheiro: sempre limpe as mãos depois de manusear notas e moedas!
  • Andar de transporte público;
  • Antes de qualquer refeição;
  • Depois de espirrar, tossir ou ter contato com qualquer tipo de secreção;
  • Depois de usar o banheiro;
  • Antes de cozinhar;
  • Depois de mexer com lixo;
  • Depois de brincar com animais ou com seus pertences;
  • Antes de tocar em crianças ou seus pertences (principalmente se forem recém-nascidos).

O uso do álcool gel é bem-vindo quando não se pode lavar as mãos. No entanto, ele não substitui a importância de lavar as mãos!

A higiene das unhas

As unhas são grandes acumuladoras de sujeiras e micro organismos perigosos para a saúde. Por isso, cuidar delas é muito importante para nossa higiene pessoal!

Mantenha as unhas cortadas, das mãos e dos pés. Sempre que for lavar as mãos, lembre-se de lavar embaixo das unhas, retirando qualquer sujeira acumulada.

Higiene íntima

Você sabia que muitos homens desenvolvem câncer no pênis por não realizar a higiene correta?

Cuidar da higiene íntima é cuidar da sua saúde! Por isso, lembre-se de lavar cuidadosamente seu órgão genital e o ânus durante o banho. Faça uso de sabonete e mantenha sempre os pelos aparados!

Importante: é ideal que se faça higiene íntima antes e depois do sexo. Nós já conversamos sobre os riscos do sexo oral aqui – e esses riscos aumentam sem uma higiene adequada!

Higiene bucal: além da escovação

Nós sempre reforçamos a importância da higiene bucal para a saúde. Cuidar da limpeza dos dentes colabora não apenas para a saúde dos dentes e um bom hálito, como também colabora para a saúde de todo o corpo.

Por isso, vamos retomar os pontos mais importantes para a higiene dos dentes:

  • Utilize sempre uma escova macia e não faça movimentos com força;
  • Utilize pastas de dentes com flúor!
  • Não compartilhe escova de dente;
  • Sempre use fio dental;
  • Sempre use enxaguante bucal;
  • Escove os dentes, pelo menos, três vezes ao dia!
  • A língua também precisa ser limpa! Escove-a junto com os dentes;
  • Vá ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano!

Se você seguir todos esses passos, sua saúde bucal estará em dia. Lembre-se: boca saudável, corpo saudável!

Sua saúde agradece a higiene pessoal

Diversas doenças podem ser evitadas com hábitos higiênicos: a cárie, infecções virais e bacterianas e o câncer são alguns exemplos. Por isso, se você não praticava algum desses hábitos, é melhor começar agora!

Manter a higiene pessoal é garantir um corpo saudável. E o único responsável por isso é você!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.