Verniz fluoretado é uma técnica que protege o dente da cárie

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O verniz fluoretado pode ser aplicado em qualquer idade e tem ótimos benefícios para o dente

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela é uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias que perfuram o esmalte do dente, causando dor e desconforto. E uma das maneiras de evitar que esse problema se instale é por meio do verniz fluoretado.

Para se ter noção, uma aplicação de verniz fluoretado satisfaz por 3 anos e meio uma criança de 6 anos. Em crianças mais velhas ou adultos, duas ou três aplicações ao ano são suficientes.

O verniz fluoretado é um produto que tem como objetivo prolongar o tempo de contato entre o flúor e o esmalte do dente. Ele fica aderido à superfície do dente por um longo período após a aplicação.

A realização da técnica deve ser feita após as refeições porque o paciente deve evitar escovar os dentes depois de estar com o verniz, permitindo uma boa aderência.

É importante ressaltar que os dentes apresentam uma tonalidade mais amarelada ao final do tratamento. Mas não se preocupe. Isso sairá conforme a pessoa efetua a higienização da boca.

O tempo do procedimento é curto, durando de 1 a 5 minutos. Logo depois, o paciente pode fechar a boca normalmente, pois o produto endurece rapidamente ao entrar em contato com a saliva e forma uma película protetora que envolve a superfície dentária.

Indicação do Verniz Fluoretado

  • Para fluoretação do esmalte;
  • Profilaxia da cárie;
  • Tratamento de dessensibilizantes de colos dentinários;
  • Prevenção da cárie após obturação;
  • Prevenção da cárie em quem faz uso de aparelhos ortodônticos fixos;
  • Para superfícies dentárias descalcificadas e fissuras descoloradas;
  • Para crianças pequenas, pois é considerado o método mais seguro de prevenção.

Benefícios do Verniz

Benefícios do verniz

Enquanto os vernizes fluoretados permanecem em contato com o esmalte do dente, há a liberação de fluoretos. Geralmente, ficam aderidos em torno de 24 horas.

Eles produzem duas substâncias, o fluoreto de cálcio e a fluorapatita. Ambas têm a eficiência de aumentar a resistência do dente e realizar sua remineralização.

Como aplicar o Verniz

Como é feita a aplicação de verniz de flúor?

A aplicação do verniz de flúor é bastante simples:

  • Faça um isolamento dos dentes do paciente, que pode ser feito utilizando roletes de algodão;
  • Com o spray de ar, seque a superfície dos dentes;
  • Utilize o sugador para reter o acúmulo de saliva e ajudar a deixar a cavidade oral seca;
  • Aplique o verniz com o pincel microaplicador;
  • Remova os excessos que ficaram em contato com o tecido gengival.

Sobre o Flúor

Verniz contém flúor. Mas o que é o flúor?

Como dissemos, o flúor atua no fortalecimento do esmalte, ajudando a proteger a dentina e a polpa dentária.

Ele pode ser adicionado aos dentes de modo sistêmico ou tópico. Sistêmico refere-se à alimentação, por exemplo, e tópico, à aplicação de verniz ou gel diretamente no dente.

Se o paciente fizer uso excessivo de flúor, poderá desenvolver fluorose dentária, que é identificada por meio de pequenas manchas nos dentes. Em situações mais graves, costumam ter tonalidade mais escura, ficando próxima do castanho.

Em resumo, é fundamental utilizar produtos à base de flúor para proteger os dentes, como o verniz fluoretado. No entanto, é preciso se atentar à quantidade administrada ao decorrer da vida, principalmente se o procedimento for feito em crianças, já que pode desenvolver a fluorose.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.