PACIENTES

Importância da fluoretação para nossa saúde bucal

Importância da fluoretação para nossa saúde bucal
Você conhece a importância da fluoretação para nossa saúde bucal?

Descubra também como o flúor pode beneficiar ou prejudicar os nossos dentes

A fluoretação no abastecimento de água é um assunto de extrema importância e que gera controvérsia em todo o mundo.

O flúor pode ser encontrado em diversos em alimentos, pasta de dentes e até mesmo em alguns tipos de chá, como o preto e o verde. Mas a nossa principal fonte de flúor ainda é a água fluoretada, ou seja, que passou por processo de fluoretação.

A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado, ideal para uma boa saúde dental.

Os três principais elementos utilizados para a fluoretação da água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia, dependendo da temperatura do ar e local geográfico.

Importância do flúor para a saúde bucal

água fluoretada auxilia na saúde bucal

Para começar, podemos ressaltar que flúor é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos dentes das crianças. Isso vale tanto durante o nascimento da primeira, quanto da segunda dentição.

Se concentrando nos dentes e nos ossos, ele ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes dos pequenos.

Quando os dentes já estão desenvolvidos, o flúor também atua como fortalecedor do esmalte dos dentes. Isso acontece através de um processo conhecido como remineralização.

O esmalte dentário é a camada grossa e branca que envolve outras partes do dente, como a dentina e a polpa dentária.

Na composição do esmalte estão minerais como o cálcio e o fósforo. Quando o flúor está presente no processo de remineralização, que acontece naturalmente, esses minerais se tornam mais fortes. Assim, seu desgaste é dificultado.

Desse modo, o flúor dental ajuda a conter a progressão e o desenvolvimento de cáries, além de também ser útil no combate contra bactérias que podem estar acumuladas na boca.

Controvérsias sobre a fluoretação

flúor na água

Existem algumas pessoas contrárias à fluoretação do abastecimento de água. Trata-se de uma questão ética, política e que envolve a segurança pública.

Essas pessoas alegam que a fluoretação da água pode causar sérios problemas de saúde. Além disso, não apresenta um bom custo benefício e têm uma dosagem que não pode ser controlada com precisão.

Além disso, é comprovado que quando consumido de forma excessiva, o flúor pode propiciar danos a nossa saúde bucal.

Dentre os principais problemas apresentados está a fluorose dental: uma doença que costuma se manifestar com mais frequência nos bebês e crianças.

O motivo é que nessa faixa etária se dá a formação e desenvolvimento dos primeiros dentes (sejam eles de leite ou definitivos). Apesar de afetar os pequenos de até seis anos, não é incomum também evidenciar-se em adultos.

A anomalia é identificada por meio de pequenas manchas ou defeitos nos dentes e sua aparição tem se tornado cada vez mais comum.

Além de consumirmos a água fluoretada, aproximadamente 90% dos produtos de higiene bucal atualmente contém flúor.

É possível entender a importância da fluoretação no abastecimento de água. Porém, apesar de extremamente importante para a nossa saúde bucal, como qualquer substância, se utilizado em excesso, o flúor pode desencadear alguns problemas.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também