Importância da fluoretação para nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra também como o flúor pode beneficiar ou prejudicar os nossos dentes

A fluoretação no abastecimento de água é um assunto de extrema importância e que gera controvérsia em todo o mundo.

O flúor pode ser encontrado em diversos em alimentos, pasta de dentes e até mesmo em alguns tipos de chá, como o preto e o verde. Mas a nossa principal fonte de flúor ainda é a água fluoretada, ou seja, que passou por processo de fluoretação.

A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado, ideal para uma boa saúde dental.

Os três principais elementos utilizados para a fluoretação da água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia, dependendo da temperatura do ar e local geográfico.

Importância do flúor para a saúde bucal

água fluoretada auxilia na saúde bucal

Para começar, podemos ressaltar que flúor é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos dentes das crianças. Isso vale tanto durante o nascimento da primeira, quanto da segunda dentição.

Se concentrando nos dentes e nos ossos, ele ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes dos pequenos.

Quando os dentes já estão desenvolvidos, o flúor também atua como fortalecedor do esmalte dos dentes. Isso acontece através de um processo conhecido como remineralização.

O esmalte dentário é a camada grossa e branca que envolve outras partes do dente, como a dentina e a polpa dentária.

Na composição do esmalte estão minerais como o cálcio e o fósforo. Quando o flúor está presente no processo de remineralização, que acontece naturalmente, esses minerais se tornam mais fortes. Assim, seu desgaste é dificultado.

Desse modo, o flúor dental ajuda a conter a progressão e o desenvolvimento de cáries, além de também ser útil no combate contra bactérias que podem estar acumuladas na boca.

Controvérsias sobre a fluoretação

flúor na água

Existem algumas pessoas contrárias à fluoretação do abastecimento de água. Trata-se de uma questão ética, política e que envolve a segurança pública.

Essas pessoas alegam que a fluoretação da água pode causar sérios problemas de saúde. Além disso, não apresenta um bom custo benefício e têm uma dosagem que não pode ser controlada com precisão.

Além disso, é comprovado que quando consumido de forma excessiva, o flúor pode propiciar danos a nossa saúde bucal.

Dentre os principais problemas apresentados está a fluorose dental: uma doença que costuma se manifestar com mais frequência nos bebês e crianças.

O motivo é que nessa faixa etária se dá a formação e desenvolvimento dos primeiros dentes (sejam eles de leite ou definitivos). Apesar de afetar os pequenos de até seis anos, não é incomum também evidenciar-se em adultos.

A anomalia é identificada por meio de pequenas manchas ou defeitos nos dentes e sua aparição tem se tornado cada vez mais comum.

Além de consumirmos a água fluoretada, aproximadamente 90% dos produtos de higiene bucal atualmente contém flúor.

É possível entender a importância da fluoretação no abastecimento de água. Porém, apesar de extremamente importante para a nossa saúde bucal, como qualquer substância, se utilizado em excesso, o flúor pode desencadear alguns problemas.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.