PACIENTES

Remineralização do dente mantém a saúde bucal em dia

Remineralização do dente mantém a saúde bucal em dia

Entenda o passo a passo de como acontece a remineralização do dente

Muitos processos químicos podem prejudicar a nossa saúde bucal. A desmineralização dos nossos dentes é um exemplo disso. Mas existem alternativas para contornar esse problema, como a remineralização do dente.

A desmineralização dentária pode acontecer naturalmente ou pela falta de higiene bucal. Quando isso ocorre, a pessoa perde minerais dos dentes e os sente desgastados. Por isso a remineralização do dente pode ser a solução indicada pelos dentistas.

Remineralização do dente é um procedimento odontológico realizado para reconstituir os minerais perdidos. Os principais são: cálcio e fosfato. Os minerais formam o nosso esmalte dentário, que é a camada externa que protege nossos dentes.

Quando não cuidamos deles, infecções e doenças podem se desenvolver na nossa boca. Por isso, esse procedimento e torna importante.

Quando preciso fazer o procedimento?

O seu dentista é quem vai decidir se você realmente precisa remineralizar os dentes. Por isso, converse com ele e entenda como ocorre o processo.

Mas você pode estar se perguntando: será que preciso ir ao dentista para checar se preciso do procedimento? O ideal é que você sempre visite o profissional.

No entanto, trouxemos alguns sintomas que podem indicar que você precisa da remineralização. Eles são:

  • Pequenas manchas brancas nos dentes;
  • Sentir que os seus dentes estão sensíveis;
  • Ter incômodos e até dores nos elementos dentários; e
  • Perceber que os dentes estão desgastados.

Como a remineralização é feita?

O processo de remineralização é feito pelo dentista, com a introdução de flúor nas cavidades dentais desmineralizadas. Ele ainda pode sugerir suplementos com minerais.

Mas qual a importância do flúor? Ele ajuda a endurecer o esmalte dentário, que protege nossos dentes.

Riscos de não fazer o procedimento

Os minerais mantém a nossa saúde bucal. Por isso, é importante tomar cuidados especiais.

Quando nós não cuidamos desses minerais, os nossos dente ficam suscetíveis a infecções e doenças. Isso porque bactérias e outros organismos conseguem entrar mais fácil na boca e se instalar nos dentes enfraquecidos.

Alguns dos problemas causados pelas bactérias e outros organismos são:

  • Manchas brancas;
  • Cárie dentária: é uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias;
  • Perda parcial ou total do dente: os dentes tendem a enfraquecer e por isso eles podem ter que serem removidos;
  • Infecções; e
  • Sensibilidade nos dentes.

Cuidados com a saúde bucal

É preciso ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares.

Lembre de escovar a língua também, porque ela tem bactérias que podem fazer mal à saúde. É importante tentar não passar a escova de forma muito brusca.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é ideal e recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma agressiva, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não abuse de alimentos com muito açúcar, nem os muito gordurosos. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

A desmineralização e remineralização é um assunto importante!

Não deixe de tomar cuidados com a sua higiene oral para não perder os minerais. Mas, caso perca, converse com seu dentista sobre a remineralização do dente e mantenha o sorriso saudável.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também