Tratamento dentário para melhorar a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimentos estéticos são os mais populares entre os tratamentos dentários

É crescente o número de pessoas que se preocupam com a saúde e aparência dos dentes. E o tratamento dentário ajuda e impulsiona o sorriso daqueles que buscam alavancar sua qualidade.

Desse modo, o tratamento dentário deve ser realizado periodicamente, garantindo a manutenção e a persistência de seus efeitos.

O tratamento dentário é realizado pelos profissionais da odontologia visando melhorar a estética e a qualidade do sorriso do paciente.

Importância do tratamento dentário

Um sorriso bonito está diretamente ligado com o aumento da autoestima. Além disso, uma boa saúde bucal também representa maior qualidade de vida geral para o paciente.

Isso porque algumas doenças que afetam a região da boca também podem se alastrar para o resto do corpo.

Pessoas que têm a saúde da boca e dos dentes em dia são mais confiantes e contam com mais oportunidades profissionais e sociais, por exemplo.

Por isso, é comum que as pessoas recorram à algum tipo de tratamento odontológico em busca de melhorias.

Qual o tratamento dentário mais procurado?

Os tratamentos estéticos são os líderes entre os procedimentos dentários mais procurados pelos pacientes. Contudo, tratamentos que visam solucionar determinados problemas bucais também não ficam atrás.

Entre os tratamentos dentários mais procurados pelos pacientes, podemos citar:

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento que utiliza de substâncias químicas para modificar a cor do dente, o deixando em tonalidades mais claras.

As substâncias utilizadas podem ser tanto o peróxido de carbamida, quanto o peróxido de hidrogênio.

Esse tipo de tratamento é ideal para os casos de dentes escurecidos pela ação do consumo excessivo de café ou outros alimentos com grande quantidade de corante, por exemplo.

Desse modo, o clareamento dental pode ser realizado no consultório odontológico, utilizando luzes de LED, ou na própria casa do paciente, utilizando a moldeira personalizada.

Lentes de contato dental

A lente de contato dental consiste em uma lâmina fina e resistente, feita em cerâmica odontológica que cobre os dentes. Essa técnica é útil para a correção de dentes escurecidos ou levemente desalinhados.

Implante dentário

O implante dentário é utilizado na substituição de dentes danificados. O pino do implante é fabricado em titânio/zircônia e tem formato semelhante a um parafuso.

Quando é fixado ao osso maxilar, esse pinto serve de apoio para as próteses dentárias.

Prótese dentária

A segunda parte para a substituição de dentes ausentes é a colocação de próteses dentárias. Essas próteses podem ser totais ou parciais, fixas ou removíveis.

Sua escolha depende da quantidade de dentes perdidos e da qualidade da saúde bucal do paciente.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são próteses estéticas feitas em porcelana. Elas podem ser aplicadas nos dente, proporcionando um efeito de alinhamento e clareamento dos dentes.

As peças finas cobrem a parte visível tanto de um dente, quanto da arcada de dentária completa.

Contudo, é importante ressaltar que sua colocação é irreversível. Desse modo, é importante que o profissional da odontologia analise a necessidade de sua aplicação.

Tratamentos periodontais

As doenças que afetam a região periodontal da boca são algumas das mais populares entre as que afetam a boca. Os tratamentos variam de acordo com a gravidade da doença periodontal, sendo mais fácil em casos de gengivite.

Para solucionar uma gengivite ou uma periodontite, existem tratamentos cirúrgicos e os não-cirúrgicos.

Os tratamentos cirúrgicos consistem na aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, que fortalece os dentes e evitam a proliferação da doença.

Além disso, existe também a regeneração tecidual guiada, que visa proteger o osso do ataque das bactérias.

Entre os tratamentos não-cirúrgicos, podem ser citadas a limpeza profunda, a raspagem periodontal e o alisamento radicular.

Consulte o seu médico dentista de confiança para saber qual é o tratamento dentário mais indicado de acordo com as suas necessidades.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.