Radiologia forense: a tecnologia a serviço da justiça

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Radiologia forense leva para os tribunais os benefícios que já apresentava nos consultórios médios e odontológicos

Na odontologia, os exames de imagem muitas vezes são essenciais na identificação de doenças graves e complexas. Desse modo, a radiologia forense é um braço deste área tão importante para médicos, dentistas e pacientes.

Para você entender mais sobre radiologia forense, confira este artigo completo que preparamos sobre o tema. Vamos descobrir seus objetivos, origens e técnicas!

Radiologia forense é uma área da radiologia voltada para fins jurídicos e sociais. Os exames radiográficos de imagem são usados na solução de crimes, documentação de provas ou apenas provam a existência de um fato.

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER definiu essas atribuições como pertencentes a área do Radiodiagnóstico. Dessa forma, a radiologia forense pode determinar se alguém é ou não culpado de um crime.

Características da Radiologia Forense

O uso da radiologia para fins judiciais envolve todas as tecnologias da radiologia. Portanto, são usados na solução de crimes:

  • Raios-X;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;
  • Medicina nuclear;
  • Ultrassom;
  • Mamografia;
  • Densitometria óssea.

Todas essas especialidades são ensinadas no curso de radiologia por todo o país. No entanto, para trabalhar com radiologia legal, é preciso se especializar na área.

Para médicos e dentistas, o recurso é procurar um curso de Medicina Legal. Já para os tecnólogos em Radiologia, a opção é se tornar peritos criminais. E assim, usar seus conhecimentos de imagens para ajudar na esfera jurídica.

Desse modo, o mercado de trabalho gira em torno de concursos públicos.

Como a Radiologia Forense é usada?

Os exames de imagem podem ser usados para:

  • Reconhecimento de corpo carbonizado: os ossos contam histórias. Por isso, é possível saber se o indivíduo tinha sexo biológico masculino ou feminino, sua idade e se sofreu alguma fratura antes da sua morte.
  • Reconstrução facial: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética já possuem softwares que possibilitam a reconstrução facial a partir das imagens do crânio.
  • Método de crânio-foto-comparativo: por meio de softwares avançados, esse método é usado por peritos para identificar suspeitos e vitimas;
  • Espectroscopia por ressonância: esse exame feito com ressonância magnética consegue dizer se o paciente é usuário de drogas ou se as usou nos últimos cinco anos;
  • Checar a saúde física de réu e vítima, assim como a situação que ambos apresentavam na época do crime.

Validade da Radiologia Forense

As imagens e laudos emitidos pelos exames radiológicos forenses tem total validade legal. Assim, eles têm o mesmo valor de uma prova física em julgamento.

Portanto, os exames podem:

  • Provar o que aconteceu com a vítima durante o crime;
  • Provar o que aconteceu com a vítima antes do crime;
  • Provar quem era a vítima;
  • Fazer uma suposição acertiva de materiais que foram usados no crime: arma de fogo, objetos para tortura, violência corpo-a-corpo, etc.
  • Comprovar consequências físicas de um crime;
  • Comprovar doenças de réus e vítimas;
  • Inocentar réus.

Quanto mais a técnica é usada na solução de crimes, mais as tecnologias evoluem para ampliar o poder de descoberta desses exames.

Gostou de saber mais sobre a radiologia forense? Continue acompanhando os artigos da Simpatio para descobrir como as tecnologias da saúde podem ser usadas ao favor da sociedade!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.